Meninas e meninos,
Vedantes para vinhos Nomacorc têm surgido cada vez mais com frequência, assim como os vedantes Diam objeto de um texto meu ano passado. Assim como as Diam as Nomacorc buscam qualidade na conservação dos vinhos, buscando eliminar o famoso TCA ou tricloroanisol o conhecido efeito bouchonné do qual tantos falam e comentam, e que nada mais é do que aquele cheiro, e não mais aroma, de pano úmido esquecido em baixo da pia, por exemplo, ou o pelo de cachorro molhado, cheiro de mofo etc…
Para evitar isto, as corticeiras, as fábricas dos vedantes mais conhecidos, as rolhas de cortiça , têm cada vez mais se especializado em técnicas que possam evitar ao máximo o surgimento do TCA.
Mas a par das corticeiras, as fábricas de vedantes vêm desenvolvendo outras formas de suprir a necessidade das rolhas de cortiça com vantagens aos quais cada uma delas enumera como as mais eficientes.
Sem entrar no mérito, apenas para esclarecer, hoje é a vez da Green Line Nomacorc, um vedante à base de plantas, por isto também chamados PlantCorc ™, que a empresa define como uma nova categoria de vedantes, ou tampas derivadas de matérias-primas renováveis e sustentáveis baseadas na cana-de-açúcar, e especial para vinhos que necessitem de envelhecimento nas garrafas.
Também a sustentabilidade entra na mira da Nomacorc para vedantes, com design muito semelhante às rolhas de cortiça, e com textura idem. O desempenho, segundo dizem os fabricantes é superior ao alcançado em média pelas suas irmãs ou primas vindas da cortiça.
“Com base em anos de pesquisa de gerenciamento de oxigênio estudando vários estilos de vinificação e em colaboração com as principais instituições de vinho, o controle consistente do pós-envasamento de oxigênio (OI)é fundamental para a Linha Verde Nomacorc” comentam no site.
A Nomacorc Green Line oferece seis diferentes tipos de vedantes, baseados na quantidade de oxigênio que o vinho necessitará ao longo de seu envelhecimento permitindo, segundo a empresa, modular a evolução do perfil aromático e os vinhos de longevos exatamente como o fabricante de vinhos pretendeu.
Outra coisa que me chamou a atenção na Nomacorc é que são facilmente removidas, ao contrário de alguns vedantes sintéticos que quando aderem ás paredes de vidro da garrafa, por vezes são dificílimas de extrair, chegando até a quebrar o gargalo da garrafa de vinho.
De minha parte, amo ver uma rolha tradicional de cortiça bem feita, de primeira qualidade, mas, em contrapartida, nada tenho contra a modernidade e técnica evolutiva que possa garantir a integridade do líquido contido nas garrafas, que convenhamos, é o principal objetivo do vedante, seja ele qual seja.
Pesquisei preços para compras em pequenas quantidades e vi que variam de cerca de R$95,00 a R$150,00 o cento dependendo das dimensões.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão