Meninas e meninos,
Casa Valduga Espumante Sur Lie 2016.
Introdução
Durante a minha ida à Avaliação Nacional de Vinhos 2019 e também a Wine South América, passamos, o grupo da SBAV e eu pela Casa Valduga. Tivemos uma bela degustação comentada, que aqui coloco agora.
Saudade daqueles tempos
Sempre, até não faz muitos anos, recebia convites para estar nesta parte do Brasil vinhateiro que amo, durante a safra, em ocasiões especiais, em concursos como jurado. Saudade daqueles tempos. Foi assim que conheci mais de perto a produção vitivinícola brasileira e fiz inúmeros amigos que amo.
A viagem
Nesta ida à Bento Gonçalves visitamos algumas vinícolas e revi muitos amigos, tanto na Wine South América em sua segunda edição-este ano de 2020 não foi realizada- como na ANV e na turma companheira de viagem.
A degustação
Esta degustação especial na Casa Valduga foi muito interessante. Constou de seis vinhos, sendo um deles às cegas.
1-130 Rosé-corte de 90% Pinot Noir e 10% Chardonnay, um 36 meses sur lie-para os que têm dúvidas, a palavra sur lie, expressão francesa, refere-se a vinhos que amadurecem em contato com as células mortas de leveduras, após a fermentação.
Cor linda, bom perlage, olfato floral, frutado de bosque e mineral. Untuoso no olfato e boca, e no palato surgem ao final um brioche fermento de padaria.
2- Sur Lie Casa Valduga 2016-corte de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir- maturação mínima de 30 meses em cave + evolução até abertura da garrafa, com 10% de passagem por madeira.
Olfato com mineral lembrando pedra sabão, polpa de frutas brancas, brioche, bolacha maisena. Em boca, ótima acidez, untuoso, confirma o frutado o brioche, alguns cítricos como lima da Pérsia vão surgindo. Espetacular espumante! Maturação parcial (10%) em barricas de carvalho.
3-Era 2019 varietal Chardonnay sem adição de sulfito e elaborado apenas em safras especiais. Olfato cítrico-abacaxi- sutil anis, quase salino. Em boca acidez comportada confirmando o frutado cítrico e o mineral salino.
4-Casa Valduga Terroir Gewürztraminer 2018 olfato bem característico da cepa, com lichia, algum petrolato e floral. Em boca a acidez é presente, confirma o frutado o mineral petrolato e ao fim de boca surge a pera, que se faz presente.
5-Raízes Corte 2013-corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat com passagem de 12 meses por carvalho francês. No olfato apresenta carne crua, frutado confitado, sutil canforado, o coco. Em boca o coco, taninos resolvidos, s carne crua e a fruta confitada, bem elegante.
6- Villa-Lobos 2008-este vinho veio às cegas. Era aparente sua evolução no visual, mas em boca intrigava com alguma fruta doce, uma compota. Olfato mostrava também a madeira pela passagem de 12 meses em carvalho francês. Descansa 18 meses nas caves, a fruta negra. Bem longo em boca.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão