Meninas e meninos,
Vinícola Doña Paula e o enólogo Martin Kaiser em masterclass para jornalistas, apresentando cinco de seus rótulos premiados com a cepa emblemática da Argentina a Malbec. Dia 17 de Abril é comemorado mundialmente o Dia do Malbec
Em celebração à data, a Doña Paula trouxe ao Brasil Martin Kaiser, enólogo e viticultor da Doña Paula para uma masterclass exclusiva sobre a uva e os vinhos da vinícola argentina. A ação visou ampliar o conhecimento dos especialistas junto aos produtos da marca, com seus rótulos desta cepa.
A Vinícola Doña Paula tem seus rótulos dentre os vinhos mais premiados. A marca recebeu por mais de 140 vezes pontuação acima de 90 pontos em uma das principais premiações do setor, com destaque para o Doña Paula Selección Bodega Malbec 2020, presente no Ranking de Melhores Malbec com 96 pontos, no Descorchados 2022.
Consumo de Malbec segue em crescimento no Brasil.
O consumo da uva ícone da Argentina segue crescendo entre os brasileiros. Dados da Wine Intelligence apontam um crescimento em relação a 2021, tornando a Malbec a variedade com maior alta no consumo, com 48% entre os consumidores regulares da bebida no país.
De acordo com a mesma pesquisa, em 2022, o Brasil possuía mais de 44 milhões de consumidores de vinho regular (que consomem a bebida, pelo menos, uma vez por mês). Este número representa um crescimento de 23% em relação a 2019. O vinho tinto segue sendo o preferido entre os brasileiros, com 89% da preferência.
Vinícola Doña Paula.
A vinícola Doña Paula foi fundada em 1997 em Mendoza, na Argentina. É produtora de vinhos Premium e, uma das principais vinícolas argentinas que marcam presença nas importações para o Brasil.
A vinícola produz vinhos de alta qualidade com uvas 100% de vinhedos próprios localizados nas melhores áreas vitivinícolas do país. Atualmente, Doña Paula possui 800 hectares divididos em quatro fazendas. A Doña Paula possui o certificado Vinhedo Sustentável em todos os seus processos de produção e vinificação desde a implementação do Protocolo de Sustentabilidade do Vinho de Bodegas de Argentina.
A vinícola observou um aumento de mais de 190% no volume de importação para o Brasil entre 2019 e 2020 com o lançamento no Brasil de produtos já reconhecidos no exterior como Los Cardos, Doña Paula Estate, o ícone da vinícola Selección de Bodega, entre outros rótulos.
Malbec na Argentina;
“O Malbec da Argentina possui atributos que tornam ainda mais especial as refeições dos brasileiros. No Brasil, churrascos com carne bovina e porco são muito comuns e o Malbec vai muito bem com este tipo de preparo, pois tem aromas frutados que complementam os aromas da carne, fazendo uma harmonização perfeita”, explicou o enólogo da vinícola Doña Paula, Martín Kaiser.
O profissional destacou ainda que cada região da Argentina possui características próprias e que isto amplia ainda mais a possibilidade de harmonizar o Malbec argentino com diferentes pratos tipicamente consumidos no Brasil, como por exemplo, a feijoada.
A região de Mendoza, na Argentina, onde está a vinícola Doña Paula, do Grupo Santa Rita Wines, possui rótulos Malbec premiados e reconhecidos como o Doña Paula Malbec Estates, Doña Paula Altitude Series Malbec, e o Master Selection Doña Paula Selección de Bodega.
Degustamos cinco rótulos de Malbec na masterclass.
Degustamos cinco rótulos de Malbec na masterclass: três deles da coleção de rótulos Doña Paula Altitude Series, com o 1350, 1100 e 969. Além destes dois rótulos também foram apresentados por Martin Kaiser Doña Paula Malbec Estate e o top Doña Paula Selección de Bodega.
Todos muito interessantes, nada parecidos uns com os outros, apesar de que na série de rótulos de altitudes, as nuances sejam menos sutis, pois há cortes com outras uvas além da Malbec.
Gostei muito do Selección de Bodega Malbec 2019 que vem do vinhedo Alluvia, localizado em Gualtallary, Valle de Uco, a 1.350 metros acima do nível do mar. É um dos solos mais pobres em nutrientes, sua matéria orgânica é quase zero e tem grande capacidade de drenagem. O clima é fresco durante os dias e frio durante as noites. Em Doña Paula sempre trabalhamos em nossos vinhedos com práticas agrícolas sustentáveis.
Vinificação
A maceração pré-fermentativa ocorre a frio para preservar os aromas primários. A fermentação alcoólica é feita com levedura nativa a baixa temperatura. O envelhecimento ocorre em barricas 50% novas de carvalho francês por 20 meses.
Outro que me agradou muito foi o Dona Paula 969 2022 corte de 55% Petit Verdot, 40% Bonarda e 5% Malbec. Seu nome deriva da altura média das parcelas selecionadas para este Blend. Petit Verdot, Bonarda e Malbec , mesmo jovem, é muito equilibrado e com taninos bons.
Vinificação
A colheita começa com o Malbec no final de março, depois o Petit Verdot na primeira semana de abril e o Bonarda em meados do mesmo mês. É realizada uma colheita manual e um desengace sem quebrar os grãos. A elaboração tradicional de cada variedade é realizada separadamente, chamamos de intervenção mínima em ovos de cimento. Após a fermentação alcoólica, faz-se o lote para iniciar o curto estágio no mesmo ovo de cimento e imediatamente após a fermentação malolática, o vinho é engarrafado para manter os aromas frutados e florais no seu estado mais fresco possível.
Dona Paula 1350 2020 com corte Cabernet Franc 50%, Malbec 45%, Casavecchia 5%. A cepa Casavecchia, um resgate da Doña Paula, é bem antiga, originária da Campania-Itália.
Vinificação
A colheita começa com Malbec e Casavecchia em meados de abril e termina com Cabernet Franc no final do mesmo mês. As uvas são colhidas à mão e depois desengaçadas suavemente, sem quebrar os bagos. Cada variedade sofre maceração a frio separadamente, em tanques de aço inoxidável, para extrair os aromas primários. Terminada a fermentação alcoólica, é feito o blend, e o envelhecimento é feito em barricas novas de carvalho francês 20%, durante 16 meses.
Doña Paula Estate Malbec 2022- 90% dessas uvas são provenientes dos melhores vinhedos em Alluvia, Gualtallary, a 1.350 metros (4.430 pés) acima do nível do mar e 10% de Los Indios, El Cepillo, a 1.100 metros (3.610 pés) acima do nível do mar. Os solos são pedregosos no primeiro local e franco-arenosos no segundo, ambos com alto teor de calcário. Doña Paula Estate Malbec apresenta as características únicas do Vale do Uco.
Vinificação
É realizada uma maceração pré-fermentativa a frio para preservar os aromas primários. A fermentação decorre a baixas temperaturas, sendo posteriormente efetuada uma maceração pós-fermentativa durante 15 a 20 dias. O vinho amadurece em barricas de carvalho francês de primeiro, segundo e terceiro uso por 12 meses.
Quem é Martin Kaiser
Martin Kaiser nasceu em Mendoza, vem de uma família com longa tradição em vinhos. Formou-se como Engenheiro Agrônomo em 1999 com a nota máxima pela Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza. Continuou seus estudos em Montpellier, na França, onde completou um Master of Science em Viticultura e Enologia, na École Nationale Supérieure Agronomique, em 2001.
Até 2004 foi responsável pelos vinhedos e consultor de diversas vinícolas na Argentina e Paraguai e no desenvolvimento de novas plantações e áreas de cultivo. Entre 2001 e 2009, foi pesquisador e professor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Cuyo. Em 2006 ingressou na Doña Paula como Gerente de Vinhedo, onde desenvolveu um programa exaustivo de investigação das vinhas denominada “Terroir em Foco”, sobre a influência do clima e do solo na Malbec.
São mais de mil calicatas(escavações) que identificam os diferentes solos, com cerca de 500 microvinificações para refletir cada solo em um vinho, aprofundando sua relação. Sob sua tutela, desenvolveram vinhas emblemáticas da Viña, como Alluvia, em Gualtallary e a propriedade Los Indios em El Cepillo, San Carlos, dando lugar a vinhos tão renomados como Alluvia Parcel e a linha Altitude Series.
Sobre Doña Paula
A vinícola Doña Paula produz vinhos de alta qualidade com uvas 100% de vinhedos próprios localizados nas melhores áreas vitivinícolas do país. Atualmente, Doña Paula possui 800 hectares divididos em quatro fazendas. A Doña Paula possui o certificado Vinhedo Sustentável em todos os seus processos de produção e vinificação desde a implementação do Protocolo de Sustentabilidade do Vinho de Bodegas de Argentina.
Assessoria de imprensa PIPAH COMUNICAÇÃO
Contatos da assessoria Luana: Email: [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão