Meninas e meninos,
Feijoada do Gamela Cozinha Mineira é apenas um dos pratos que este restaurante da Vila Mariana tem, onde se faz uma gastronomia regional mineira, ou seja, aquela comidinha que nos conforta a todos, pois quem de nós não comeu algum prato desta tão grande e vasta culinária que atire a primeira colher de pau.
Sou fã destas gastronomias ditas regionais, mas que se espalham ao longo deste imenso território brasileiro muitas das vezes com modificações locais para incluir ingredientes ou suprir a falte deles, e que nos parece sempre muito próximas por termos conhecido dentro de nossas casas ao menos alguns dos pratos que na culinária regional se executam.
Fui conhecer um destes restaurantes de gastronomia regional, o Gamela Cozinha Mineira, que já completou a maioridade, pois teve seu início no ano 2000 e desde então fiel aos típicos restaurantes mineiros.
Mas, como quem manda é o cliente, muitos dos pratos que hoje fazem parte do cardápio, foram os próprios frequentadores habituais e fiéis que pediram, ganhando por vezes sabores de misturas regionais diversas.
Sua essência, a comida caseira vinda de Minas Geria ainda é bem presente nos pratos que são os destaques da casa, onde cito um dos que provei no Gamela o Triângulo Mineiro, composto de carne de sol, carne seca e costela suína, servida com arroz, feijão de corda, couve e mandioca.
Éramos quatro jornalistas e o prato bem servido daria para mais umas duas pessoas comerem: esta é uma das tradições das casas mineiras, “comida para passar no pelo”, como diziam os antigos, quando se referiam às quantidades, que dariam até para alimentar os cães pela quantidade às vezes hoje considerada exagerada.
Vou citar a feijoada do Gamela, que não pode faltar, que vem com arroz, o feijão preto, a costelinha, a carne seca, linguiça calabresa, torresmo, bisteca, banana à milanesa, couve e farofa e dizem que serve bem duas pessoas, e eu acredito.
Mas tem também o Escondidinho Mineiro que é o conhecido prato que todas as nossas mães faziam em casa às vezes com pequenas variações, mas no Gamela vem com a carne seca desfiada coberta por purê de mandioca, servida com feijão de corda e couve.
Outros pratos muito pedidos no Gamela são o Galeto na brasa e a costela bovina, esta última cozida lentamente por 36 horas é servida com arroz, feijão de corda, mandioca frita e couve à mineira.
Para as bebidas o Gamela ficou me devendo o Blood Mary, mas este não é um coquetel regional, então perdoo, mas em compensação, a casa dispõe de 21 tipos de cervejas, além dos drinks, coquetéis e a clássica caipirinhas; quanto às cachaças, o Gamela tem na carta 28 marcas: eu provei uma que gosto muito a Carvalheira Extra Premium.
Bom, o melhor jeito de confirmar o que eu e os três amigos jornalistas que comigo estavam afirmamos, é mesmo um só, indo provar cada um per si as gostosuras do Gamela.
O Gamela está localizado em uma esquina do bairro de Vila Mariana, Rua Joaquim Távora com a Rua Rio Grande, conta com 150 lugares, divididos em três ambientes: terraço, salão e salão superior, uma mescla de restaurante e bar para um delicioso happy hour.
Gamela Cozinha Mineira- Rua Joaquim Távora, 1.115 – Vila Mariana-São Paulo-SP.
11 5082.3617
Fotos minhas e divulgação.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão