Meninas e meninos,
O dia do Enólogo se comemora em 22 de Outubro, e a foto do Clóvis Boscato é para lembrar deste amigo que faz muito tempo não vejo, e sobre seus vinhos, os quais foram motivo de minhas palestras e textos, como este aqui
Mas antes, me permitam começar com uma definição que se faz necessário e que vejo ainda causa muita dúvida inclusive pela autoria que se pretende ser de Luiz Groff: “O enólogo é o cara que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é o cara que, diante das decisões, toma vinho”, ou seja: o enólogo faz o vinho!
Depois também me lembrei de uma querida amiga, enóloga como o Boscato, a Paula Schenato, que faz vinhos especiais, e que lembro bem de quando assumiu a Aracuri, que tem uma foto linda em uma postagem dos amigos da Confraria dos Panas.
A definição de o que seja o vinho, hoje estou mais didático, mas a ocasião assim pede, está na legislação: “Vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”.
Voltando então ao Dia do Enólogo, na próxima segunda-feira, 22 de Outubro, o Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque, realiza a segunda edição do Dia do Enólogo, esse profissional tão essencial na indústria da uva e do vinho.
Durante o dia todo, haverá palestras, sorteios, visitação do campus, degustação de vinhos e muito mais!
Entre os palestrantes, estão nomes de peso como Carlos Cabral, consultor de vinho da Rede Pão de Açúcar, e Thiago Mendes, da Eno Cultura, que vão debater as tendências do mercado do vinho; haverá ainda uma mesa para discutir “O papel da mulheres na Viticultura e na Enologia”, com Adriana Verdi, assessora da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo; outra sobre terroir, com Afonso Peche, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), além das participações de Rogério Salazar, da Perini, e Adolfo Lona, da Adolfo Lona Vinhos e Espumantes. Enfim, confira a programação completa abaixo!
Para inscrever-se antecipadamente, acesse o linkhttps://docs.google.com/…/1FAIpQLSc0zA7Yb8TSB9HqJG…/viewfor
Eu se fosse você, que gosta de vinhos e quer saber mais sobre eles, não perdia por nada.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão