Meninas e meninos,
O vinho Bueno Anima Gran Reserva nasce da paixão, anos de investimento e dedicação pela vitivinicultura no Brasil, e eu me reservei de comentar sobre este belo vinho, aguardando mais alguns meses em garrafa. O vinho Bueno Anima Gran Reserva 2005 Merlot foi lançado mundialmente em um jantar único. O “Once Upon a Kitchen” em Nova York, no último dia 05 de Dezembro, que traduzindo fica “Era Uma vez na cozinha”, sendo O Anima foi um dos seis vinhos servidos, sendo o único representante da vitivinicultura brasileira nessa noite de gala e sofisticação para seletos 300 convidados.
E porque este nome? Por causa da união e reunião de três dos mais renomados e premiados Chefs 1, 2 e 3 do Guia Michelin, Massimo Bottura, Joan Roca e Mauro Colagreco.
O Bueno Anima Gran Reserva Merlot 2015 o vinho top da marca dentre seus rótulos brasileiros, premia e expressa todo o amor que o empresário Galvão Bueno, em união com um dos mais renomados enólogos do mundo, o winemaker Roberto Cipresso, tem pelos bons vinhos em geral e pela vitivinicultura e pelos bons vinhos brasileiros em particular. Outros vinhos top da marca são os italianos, mas Galvão Bueno ama seu ANIMA, com toda sua alma!
Uma homenagem e reconhecimento que Galvão Bueno, fundador da vinícola, e o winemaker Roberto Cipresso prestam à cepa que mais se adaptou à Campanha Gaúcha e que por sua grande versatilidade é a melhor tradução da alma brasileira, daí o nome ANIMA.
Sendo o 12º rótulo na marca, o Anima chega para se tornar o símbolo e o ícone da Bueno Wines e foi o grande destaque na reunião mais que agradável que o empresário e apresentador esportivo muito conhecido, Galvão Bueno, promoveu na sede paulistana da Bueno Wines.
Roberto Cipresso, assim como todos nós que conhecemos um pouco de vinhos, acreditamos que os vinhos são seres vivos e por isso têm alma e essa alma é tão significativa quanto é efêmera e movida pela paixão-mais um bom motivo para o vinho ícone da Bella Vista Estates receber o nome Anima que vem do latim, alma. A arte do rótulo, feita com maestria pelo artista plástico Saulo Garroux tenta justamente captar esse movimento e efemeridade em uma representação gráfica da alma.
Mas não é só paixão. “Todo vinho é uma construção, os enólogos são os arquitetos, constroem o vinho, constroem a história. Cada garrafa tem uma história que começa na escolha do terroir, no plantio, no trato que se dá no manejo da plantação, no carinho que se dá aos vinhedos”, costuma dizer Galvão.
Em parceria com a agência digital The Aubergine Panda, o rótulo do Bueno Anima Gran Reserva Merlot 2015 recebeu uma realidade aumentada que, graças a essa tecnologia, os apreciadores podem conferir um vídeo exclusivo do evento de lançamento nos Estados Unidos. A ação pode ser vista tanto por smartphones quanto em tablets, bastando apenas baixar o aplicativo Realidade Aumentada Brasil no Google Play e na Apple Store. Veja aqui o vídeo:
Gran Reserva com garrafas numeradas, o vinho Bueno Anima Gran Reserva Merlot 2015 é um vinho tão especial que cada garrafa tem uma numeração própria. A edição limitada tem apenas três mil garrafas nesta safra, e já pode ser encontrado nos Estados Unidos, Portugal e para venda direta no site da Bueno Wines.
Varietal de Merlot, o Anima foi o primeiro vinho nobre brasileiro a trazer a denominação Gran Reserva, concedida pelo Ministério da Agricultura. Vinho nobre é a denominação para vinhos elaborados no território brasileiro exclusivamente a partir de uvas vitis viníferas que apresentam teor alcoólico de 14,1% a 16% em volume. O termo Gran Reserva é um tipo de vinho tinto especial e que deve ter um envelhecimento de no mínimo de 5 anos, sendo 2 deles em barris de carvalho.
O Anima é a expressão máxima do trabalho do time de agronomia e enologia da Bueno Wines e do BWIC (Bueno Inteligence Center) uma série de metodologias e técnicas proprietárias que garantem a qualidade dos nossos vinhos. Uma das técnicas a destacar foi a utilização, pela primeira vez na indústria brasileira, de uma manta refletora em parte dos vinhedos de Merlot.
A técnica permite uma melhor utilização da luz do sol, uma vez que as vinhas passam a receber iluminação também de baixo para cima enquanto mantém a permeabilidade. Os resultados positivos da experiência estão sendo estudados na universidade de Enologia em Modena.
Galvão ressalta também a importância de o Brasil ter a sua bandeira. “Do mesmo jeito que cada país produtor tem uma bandeira, a Cabernet Sauvignon nos Estados Unidos e no Chile, a Malbec na Argentina, a Syrah na Austrália, a Sauvignon Blanc na Nova Zelândia e a Pinotage na África do Sul, A Merlot deveria ser a referência dos vinhos tintos no Brasil”, finaliza o fundador da Bueno Wines.
O Anima é um varietal de Merlot, o primeiro brasileiro a trazer a denominação Gran Reserva, vinho tinto nobre. Brilhante, de coloração rubi profundo com reflexos violáceos. Traz aroma de frutas negras maduras, com nuances de cassis, baunilha, tabaco e chocolate. Estrutura marcante e caráter aveludado que, em boca se aliam a uma persistência aromática intensa e complexa.
Na harmonização, acompanha bem carnes de caça, cordeiros, risotos, escalopes de filé mignon e queijos semiduros.
Vinhos da Buenos Wines com destaques em premiações:
Bueno Paralelo 31: Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos 2018; Medalha de Ouro no 8º Brazil Wine Challenge, 2018; Ouro no concurso mundial Bruxelas-Brasil 2018; Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos e Destilados – CMB Brasil, 2018 e Dupla Medalha de Ouro no 14º Concurso Internacional de Vinos y Licores “Vinus 2017”
Bueno Cuvée Prestige Brut: Medalha de ouro no IWSC – The International Wine and Spirit Competition, em Londres; Medalha de Prata no Effervescents du Monde, na França, 2018; 27º lugar na lista dos 100 melhores espumantes pelo “Challenge Internacional Euposia” realizado na Itália; Ouro no concurso internacional de vinhos de Bento Gonçalves, 2018; Ouro no concurso mundial Bruxelas-Brasil 2018; Ouro na Grande Prova de vinhos do Brasil, Bento Gonçalves 2017; Doble Oro – concurso internacional de Mendoza, Argentina.2017
O Bellavista Estate Pinot Noir: Medalha de Ouro e o Melhor Pinot Noir do Brasil na Grande Prova de Vinhos 2018; Medalha de Ouro no Concurso Mundial Bruxelas-Brasil 2014; Ouro no GP de vinhos do Brasil 2017; Plata – concurso internacional de Mendoza, Argentina.
Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé: Gran Ouro no Brazil Wine Challenge 2018, em Bento Gonçalves/RS; Medalha de Ouro no II Concurso Ibero-americano de Vinos Espumosos y Efervescents, na Espanha, 2017.
Bueno Bellavista Sauvignon Blanc: Medalha de Ouro no II Concurso Ibero-americano de Vinos Espumosos y Efervescents, na Espanha;
#Moments VIN: Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil.
Uma grata surpresa foi exatamente o #Momentos VIN, tinto Cabernet Sauvignon, que eu ainda não conhecia, e destaco que deve ser desde logo u vinho que os enófilos devam conhecer.
Na Itália são produzidos o Bueno La Valletta e o Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino. O Bueno-Cipresso Brunello Di Montalcino Riserva 2004 foi eleito como Melhor Tinto de 2014, com 95 pontos, na lista dos TOP 100 da revista Adega.
BUENO WINES ONLINE
Facebook: @BuenoWines
Instagram: @buenowines
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão