Meninas e meninos,
Participar do Jantar grego com o Chef Carlos Ribeiro, é sempre um aprendizado gastronômico. Didático ao se posicionar, o Chef, escritor dos bons, apresenta de maneira simples pratos complexos em preparo, aromas e sabores.
Como o mote do jantar era Jantar Grego Harmonizado, o José Matos da JMatos Bebidas tratou de pesquisar e colocar 3 vinhos para a harmonização.
O Chef Carlos Ribeiro preparou um cardápio assim composto:
Tzatziki para a entrada-feito à base de iogurte e pepinos, com alho, dill e segredos do Chef.
Yuvetsi para principal-um cozido quase um risoto, que neste caso foi feito com a massa rizone-aquela no formato de um grão de arroz- e cordeiro desfiado.
Mila Se Kokino Krasi para a sobremesa-Nada menos que mação ao vinho.
Na verdade o que importava era a celebração da amizade, pois neste jantar apenas amigos se encontravam à mesa, isto é, um bom começo de harmonização, harmonia entre comensais.
Mas o que vimos foi um show de aromas e texturas na gastronomia sempre impecável deste chef que celebra sua religiosidade com livros seus, ligados à gastronomia dos santos do candomblé.
Os vinhos, todos gregos, é claro, foram um show à parte, pois são menos conhecidos, e causaram muita ansiedade nos convidados para prova-los.
Para a entrada, um gostoso corte de Moscatel de Alexandria e Chardonnay, meio a meio, o Kanemas White. Gostoso, fresco, já com alguma evolução levando frutas ecas ao paladar, que se ajustou bem ao iogurte e pepinos da entrada.
Para o prato principal, complexo por seu preparo cheio de especiarias, o tinto Naousa, um varietal de Xinomavro. Passagem por madeira, integrado ao álcool e acidez, a fruta se misturou com especiarias e uma sutil pimenta ao final de boca, completando o prato satisfatoriamente.
Para a sobremesa o Vinsanto Santorini, corte de Assyrtiko (85%) e Aidani (15%), com boa acidez e persistência harmonizou com maçã ao vinho que estava muito delicada, perfumada e saborosa.
Experiências como estas fazem muito pelo nosso leque sensorial e aprendizado enogastronômico, pois são mais raros estes momentos, mas o fundamental mesmo é a harmonia da reunião ao redor de boa comida e bebida e amizade.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão