Meninas e meninos,
Merlot Terroir 2018, um dos vinhos ícones da Miolo, está na praça. Com poucas garrafas, apenas 26.230, o Merlot Terroir 2018, de uma safra histórica na visão do enólogo Adriano Miolo . Veja aqui
Estas garrafas são a primeira prova da Vinícola Miolo de que a Safra 2018 entrou para a história da vitivinicultura brasileira como a melhor de todos os tempos.
Comentando sobre a safra, Adriano Miolo diz: “2018 foi uma safra lendária e nós vamos eternizá-la, elaborando todos os nossos grandes vinhos. Lançaremos The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários”.
O primeiro a sair das caves subterrâneas do Vale dos Vinhedos é o Merlot Terroir 2018.
Depois de permanecer amadurecendo em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho foi engarrafado, ficando ainda por meses em garrafa. Mesmo antes de ser lançado, o Merlot Terroir 2018, cuja cepa é emblemática no Vale dos Vinhedos, já figurava entre os grandes vinhos tintos brasileiros. Alcançou 91 pontos no Descorchados 2019.
Ostentando o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), carrega toda essência da uva que o simboliza,. Além,é claro, do terroir e o pioneirismo de uma cultura responsável por desenvolver a Serra Gaúcha, hoje responsável por 90% da produção de vinhos.
“Cada safra reserva emoções que repartimos com todos em cada vinho que elaboramos. Em 2018, fomos além. Todas as expectativas foram renovadas e superadas. E agora chegou o grande momento de compartilhar o resultado deste grande equilíbrio entre a natureza e o homem. O primeiro de nossos The 2018´s Seven Legendaries of Miolo está pronto para ser apreciado e nós, da Miolo, temos o maior prazer e orgulho de apresentar o Miolo Merlot Terroir 2018”, celebra Adriano Miolo.
O vinho
Com 15% de graduação alcoólica, o Merlot Terroir 2018 é um vinho nobre. Sua procedência reconhecida, e expressa o melhor de uma seleção de uvas Merlot dos vinhedos da Miolo no Vale dos Vinhedos. A colheita ocorreu na primeira quinzena de março com seleção manual dos cachos.
Tem alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal e excelente harmonia da fruta (cereja). Notas de carvalho como caramelo, cacau, café, baunilha. Estruturado, de taninos elegantes e aveludados, com grande volume de boca. Apresenta ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo. Ideal ser apreciado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.
Para a harmonização, além do gosto pessoal, que é importante, o Merlot Terroir fica ótimo com pratos complexos em aromas e sabores. Cogumelos em variadas preparações, incluindo o risoto e as bruschettas. Carnes vermelhas grelhadas, assadas ou braseadas. Pato combina bem tanto no arroz de pato, quanto no confit. Queijos mais maduros e também os de mofo azul ficarão ótimos. Embutidos variados também fazem parte deste grande leque.
Os Sete Lendários
A Safra 2018 será compartilhada na taça através do lançamento dos ‘Sete Lendários’ da Miolo. The 2018´s Seven Legendaries of Miolo. Os sete grandes vinhos serão lançados ao longo do primeiro semestre de 2020. São rótulos ícones das quatro regiões onde a marca está presente com vinhedos e unidades de produção: Miolo – Vale dos Vinhedos (RS). Terranova – Vale do São Francisco (BA). Seival / Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central (RS).
“Nos 30 anos da Miolo, podemos dizer que tivemos duas grandes safras, a de 2005 e a de 2018. Ambas foram semelhantes climatologicamente, porém muito diferentes do ponto de vista tecnológico. Em 2018 confiamos ser a melhor safra da história da Miolo. Por isso, nós a chamamos de Lendária”, comemora Adriano Miolo. Ele explica, ainda, que a Safra 2018 ficará na história da Miolo, pois a vinícola produzirá todos os seus grandes vinhos elaborados, exclusivamente, em safras excepcionais. “Uma safra de qualidade como esta vem para coroar todo o trabalho de dedicação e inovação que foi realizado ao longo dos anos em prol da melhoria da qualidade”, afirma Adriano Miolo.
Lançamentos Safra 2018
Miolo Merlot Terroir – Miolo / Vale dos Vinhedos
Testardi – Terranova / Vale do São Francisco
Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – Seival / Campanha Meridional
Quinta do Seival Castas Portuguesas – Seival / Campanha Meridional
Miolo Lote 43 – Miolo / Vale dos Vinhedos
Sesmarias – Seival / Campanha Meridional
Vinhas Velhas Tannat – Almadén / Campanha Central
Imagem: Divulgação Miolo
Miolo Wine Group https://www.miolo.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão