Meninas e meninos,
A 9ª Grande Prova Vinhos do Brasil está com suas inscrições abertas, e celebrará a Safra das Safras, neste ano de 2020. A maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado acontecerá entre os dias 26 e 29 de Outubro, no Rio de Janeiro, e celebra ano inigualável no crescimento do consumo e apreço pelos vinhos brasileiros.
A 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil-GPVB 2020- de acordo com este ano atípico de pandemia global, está seguindo todos os protocolos recomendados pela OMS. Ao passo que está sendo preparada de forma extremamente diferenciada pelo delicado momento pelo qual o mundo passa, há também o ótimo momento da indústria brasileira de vinhos e a qualidade da chamada Safra das Safras.
E a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional começa a receber as amostras, mantendo a tradição de ter os exemplares degustados por um time de renomados especialistas, aferindo assim plena confiança aos resultados. As inscrições são gratuitas, um grande diferencial nesse tipo de iniciativa, e seguem até o dia 9 de Outubro. Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail .
Marcelo Copello, presidente do júri da GPVB 2020, ressalta que hoje há muitas medalhas e prêmios no mercado, mas nenhum outro é tão relevante para os vinhos do Brasil quanto a Grande Prova. “Manter a crescente participação, aferindo safras sequencialmente de melhor qualidade é o desafio da GPVB 2020”, enfatiza.
O certame acontecerá no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de Outubro e atenderá as criteriosas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de decretos locais.
Em sua primeira edição, em 2012, a GPVB recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas.
Os sucos de uva tiveram sua primeira participação em 2016 e neste ano será realizada a 5ª Grande Prova Sucos de Uva do Brasil. Em 2020, o número de categorias ganha mais quatro novidades: o espumante tinto, e três classes de Orgânicos/naturais/biodinâmicos: tintos, brancos e espumantes.
Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), entidade apoiadora da GPVB 2020, aponta que a entidade acompanha a trajetória do Grupo Baco Multimídia. Sabe do valioso trabalho e o quanto tem relação direta com a valorização e divulgação do vinho brasileiro.
“Falando mais especificamente da Grande Prova de Vinhos do Brasil, temos ciência da grande visibilidade que o evento traz para nossos vinhos, espumantes e sucos de uva. É uma realização imensurável que se tornou tradicional no calendário de eventos do setor vitivinícola brasileiro. Temos convicção da importância do evento, auxiliando na disseminação da cultura do vinho nacional. Evoluímos e alcançamos o reconhecimento da qualidade, mas temos ainda um longo caminho pela frente, atraindo novos públicos e ampliando este universo de apreciadores. O Brasil vitivinícola é imenso. Temos 26 regiões produtoras e o brasileiro está descobrindo esta diversidade”, observa Argenta.
A melhor safra de todos os tempos
A safra 2020 é considerada por todos como a melhor de todos os tempos, chamada de A Safra das Safras, como atesta o presidente da Associação Brasileira de Enologia-ABE, Daniel Salvador. “Estamos diante da safra das safras. Esta vindima foi bela, uma escultura, um monumento que a natureza nos deu. É um misto de alegria e satisfação que emociona. Não se faz um vinho sozinho. E este ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca.
E o motivo de comemoração de Salvador também reflete em números de mercado impressionantes. De janeiro a junho de 2020, boa parte em período de pandemia, os vinhos finos brasileiros cresceram 50% em vendas em comparação ao ano anterior, contra alta de 8% dos importados.
O bom resultado aumentou a participação do mercado em 18%. O mercado do vinho já alcança 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 16 bilhões, oriundo dos 380 milhões de litros vendido em 2019, número que deve aumentar significativamente em 2020.
Diante de tantas boas notícias, a Grande Prova de Vinhos do Brasil 2020 sabe da responsabilidade e do desafio de aferir safras sequencialmente de melhor qualidade. “A Grande Prova deste ano será muito especial, terá uma safra histórica – considerada a melhor de todos os tempos, e soma-se ao forte crescimento do consumo e apreço pelos vinhos brasileiros. Temos que aproveitar esse momento positivo e consolidar de vez o posicionamento dos Vinhos do Brasil”, ressalta Sergio Queiroz, jurado, diretor do Grupo BACO.
Selo e premiação
A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores no dia seguinte, 31 de Outubro, após a conclusão da GPVB 2020. Acontecerá consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020. O evento seguirá rigorosamente as orientações da OMS e os vinhos poderão ser conhecidos e experimentados em primeiríssima mão e comprados, com descontos atrativos.
Sobre o Grupo BACO Multimídia
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.
Conheça as categorias que serão avaliadas
1- Espumante Brut Branco Champenoise
2- Espumante Brut Branco Charmat
3- Espumante Brut Rosé Champenoise
4- Espumante Brut Rosé Charmat
5- Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)
6- Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)
7- Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)
8- Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)
9- Espumante Demi-Sec Branco Champenoise
10- Espumante Demi-Sec Branco Charmat
11- Espumante Moscatel Branco
12- Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)
13- Espumante Tinto
14- Branco Chardonnay
15- Branco Sauvignon Blanc
16- Branco Gewurztraminer
17- Branco Riesling Itálico e Renano
18- Branco Moscato
19- Branco Viognier
20- Branco de Outras Castas e Cortes
21- Tinto Cabernet Sauvignon
22- Tinto Merlot
23- Tinto Tannat
24- Tinto Cabernet Franc
25- Tinto Pinot Noir
26- Tinto Syrah
27- Tinto Marselan
28- Tinto Malbec
29- Tinto Touriga Nacional
30- Tinto Teroldego
31- Tinto Sangiovese
32- Tinto Tempranillo
33- Tinto Ancellotta
34- Tinto Petit Verdot
35- Tinto de Outras Castas
36- Tinto Cortes
37- Tinto Super Premium (acima ou igual a R$ 150)
38- Bag in Box
39- Rosé
40- Doces e Fortificados
41- Suco de Uva Integral Branco
42- Suco de Uva Integral Tinto
43- Orgânico/naturais/biodinâmicos tintos
44- Orgânico/naturais/biodinâmicos brancos
45- Orgânico/naturais/biodinâmicos espumantes
Créditos: Grande Prova Vinhos do Brasil – Francisco Carneiro e divulgação do site.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão