Meninas e meninos,
Vinho da Bairrada Nelson Nesves Rosé vai de arroz do polvo ao yakysoba sem se perturbar. Quem distribui o vinho é o restaurante Rancho Português , e tem promoção. Para compras na loja e delivery de 1 a 5 garrafas 10% de desconto sobre R$115,00. Para 6 garrafas ou mais 20%. O Preço para se beber à mesa é R$115,00.
Eu não conhecia este rosé, ao menos não me lembro, mas o Mário Neves, o produtor conheço, e é um querido amigo. Quem plantou pela primeira vez a Merlot na Bairrada foi Nelson Neves, pai do Mário Neves. Em 2009, a família começou a produzir e engarrafar seus próprios vinhos. Em 2014 foi elaborado o primeiro rosé de Merlot. Uvas desta cepa já à época excepcionais e muito comentadas na elaboração dos vinhos da vinícola.
As uvas foram colhidas manualmente nas melhores parcelas e prensadas ligeiramente para obter a cor salmonada pretendida. Este vinho foi vinificado em pequenas cubas de inox à temperatura de 16ºC.
O Nelson Neves Rosé me foi mostrado pelo amigo Valdeci de Castro do Rancho Português, quando pedi para um almoço em família uma entrega do seu ótimo arroz de polvo. Gostei muito do vinho, e resolvi pô-lo à prova com o yakisoba do Coze .

Arroz de polvo do Rancho Português e vinho da bairrada
Não decepcionou, e o melhor, o Nelson Neves Rosé mostrou a que veio, harmonizando muito bem. Já havia se comportado otimamente com o arroz de polvo já esperado, mas surpreendeu com o yakisoba.

Yakisoba e minha última taça da garrafa do Nelson Neves Bairrada
Vamos ao vinho
Cor salmão clara, ou rosada, como alguns definiriam. Aromas frutados lembrando a ginja, fruta irmã da cereja só que mais acida. Também morango, mas o silvestre, mais acídulo e notas adocicadas ao fundo aí sim, lembrando a Merlot.
Confirma em boca este frutado de cerejas e morangos, com ótima acidez, daí sua versatilidade. Acidez esta vinda creio do terroir da Bairrada, para esta cepa. O adocicado sutil ao final de boca me deu a certeza que harmonizaria com cozinha asiática. Final longo, persistente e refrescante.
Temperatura de Serviço – entre 8 e 11ª graus.
Harmoniza bem com aves, frituras de boteco, queijos mais frescos, frutos do mar, caldeiradas suculentas. Com gastronomias mais ricas em especiarias como a indiana deve também se comportar bem, e claro, gastronomia asiática.
Recomendo que conheçam as gastronomias do Rancho Português, sua gastronomia lusitana e seus vinhos portugueses. Recomendo também conhecer o Coze, que tem cozinha bem variada.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão