Meninas e meninos,
Cavalleri Vinhos de Família, uma vinícola familiar que me trás boas recordações. Conheci a Cavalleri em uma visita no ano de 2005 ou 2007, quando provei pela primeira vez seu espumante de Moscato de Hamburgo. Foi uma paixão à primeira vista com esta cepa.
Comecei a dar palestras com os vinhos da Cavalleri que havia provado. Primeiro com seus espumantes, depois com os vinhos tranquilos. Um deles, registrei aqui, o Pecato, um Merlot, que agora não encontro dentre os novos rótulos.
Não mais degustei os vinhos da Cavalleri, até perdi contato mesmo. Reencontrei-me com eles na EXPOVINIS de 2017
Recentemente, aceitei o convite do amigo e parceiro Luis Felipe Calmon, do espaço gastronômico Orbacco, palco de inúmeras palestras minhas sobre vinhos. Hoje o espaço contempla a Da Villa Comes e Bebes onde voltei a degustar os vinhos da Cavalleri em companhia de outro grande amigo enófilo o Guilherme Tuma.
Vamos aos vinhos degustados
1-Cavalleri Chardonnay 2018 vinho que estagia ligeiramente por barricas francesas. Visual amarelo chegando para o dourado. Aromas frutados, os cítricos e frutas secas aparecem. A pera se mostrou mais evidente após algum tempo em taça. Em boca, equilibrado em acidez boa, álcool e dulçor. Médio corpo o que o torna boa opção para ser degustado solo, em dias mais quentes. Bom leque de harmonizações com carnes brancas como aves e porco. Gostei bastante!
2- Cavalleri La Vie um rosé de Pinot Noir . Aroma floral sutil, o frutado de frutas vermelhas é intenso. Com o tempo em taça as características da Pinot Noir se tornam mais evidentes. Vinho fresco ideal para acompanhar o salmão em variadas preparações.
3- Cavalleri Merlot visual rubi. Aromas de frutas vermelhas mais maduras. O estagio em barricas, metade francesas e metade americanas, por 8 meses e mais o tempo de cave, 12 meses, mostram algumas especiarias. Vinho já mais complexo olfativamente e também gustativamente. Para harmonizações o leque sugerido é vasto. Vai bem com carnes vermelhas, massas, queijos, aves assadas ou de panela.
4- Cavalleri Cabernet Sauvignon 2016 visual rubi com pouca evolução. Estagia igualmente ao Merlot, tanto nas barricas quanto ao tempo de garrafa em cave. Aromas mais complexos, com frutas vermelhas maduras, frutas secas, algum canforado e especiarias. Em boca confirma o olfato com frutas maduras quase ao ponto de geleia. As especiarias, tanto as picantes como pimenta do reino e cravo, quanto as doces. Longo, equilibrado em acidez muito boa, taninos macios, mas presentes, e álcool comportado em 12,5%. Ótimo para harmonizar com grande leque de opções gastronômicas. Carnes vermelhas assadas, grelhadas ou braseadas, Massas com molhos mais fortes, queijos maturados e salumeria. Gostei muito deste vinho!
5- Cavalleri Vero, um blend de 50% Cabernet Sauvignon; 35% Cabernet Franc e 15% Merlot. Amadurece em barricas americanas e francesas ao menos 8 meses, depois em cave na garrafa por um ano. Visual rubi com alguma evidência de envelhecimento. Olfato complexo com frutado vermelho em compota ou geleia, figo rami, ameixas em calda, especiarias.
Em boca boa acidez, taninos presentes e muito macios, confirma o frutado, especiarias, o figo. Sutil canforado ou mentolado depois de tempo em taça surge no olfato e também toques de torrefação. Para harmonizar, este vinho tem largo leque de opções, passando pelas carnes vermelhas em distintas cocções, aves, carnes brancas, carnes de caça de pelo e pena. Queijos maturados e salumeria também irão bem.
Parabéns Cavalleri.
Os vinhos degustados e outros poderão ser adquiridos na Da Villa Comes e Bebes-Rua Cuxiponés, 125 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo – SP, 05030-020.
11 2478-4508
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão