Meninas e meninos,
O Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021 está acontecendo desde 29 de Outubro e irá até 07 de Novembro, portanto ainda dá tempo de abastecer sua adega. Mais uma vez o Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021 é realizado em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.
Em uma apresentação sempre muito concorrida para a imprensa, Carlos Cabral, Alfredo Rente da Opal, Inês Pinto da ViniPortugal e Alessandra da CH2A comunicaram aos jornalistas a estratégia deste Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021.
Os produtores portugueses estão trazendo rótulos para serem destaque nas prateleiras de supermercados, lojas, empórios e e-commerces de todo o País. Este ano, são 3.027 lojas participantes, 47,30% a mais do que em 2020.
Estabelecimentos do Pará, Amazonas, Amapá, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e Tocantins estão confirmados, além de endereços de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e o Distrito Federal.
Juntamente com as principais redes de supermercados do país, participam grandes e-commerces – caso da Wine.com –, importadoras e enotecas com atuação expressiva no Brasil, entre elas Decanter, World Wine e Brindisi Vinhos.
“Um dos principais objetivos do Festival é promover o vinho em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A segunda edição do evento vem ainda mais robusta; aumentamos em quase 50% o número de lojas participantes, com estados participando pela primeira vez, como Amazonas e Tocantins”, comentou Carlos Cabral, durante a transmissão que participei.
Cabral que conta com mais de 40 anos de trabalho no mundo do vinho, além de duas décadas atuando em uma grande rede de varejo, é o consultor e participou dando treinamento para os funcionários das lojas participantes.
A primeira edição do evento Festival Vinhos de Portugal no Brasil, impactou positivamente nas vendas e exportações de vinhos portugueses no Brasil. Em 2020, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor. No primeiro semestre de 2021, o crescimento foi de 42,3%. Os dados são da ViniPortugal.
Carlos Cabral explicou que este ano o evento vai refletir o posicionamento de qualidade superior dos vinhos de Portugal, apostando nos vinhos Premium em peças de decoração criadas para os estabelecimentos. “Esse direcionamento está em consonância com demandas que o mercado aponta: os vinhos portugueses foram os únicos a registrar aumento em valor e preço médio ao longo de 2020”, resume.
Durante o período do evento, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhas, promoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
“O momento segue sendo promissor para o setor supermercadista e o aumento no número de participantes deste ano comprova que as expectativas são otimistas e que nosso objetivo está sendo cumprido, que é levar os vinhos portugueses a cada vez mais cidades no Brasil”, resume Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
As lojas participantes vão receber gratuitamente materiais para decoração do ponto de venda e sinalização de seus espaços dedicados aos vinhos portugueses no período do evento, e as equipes das lojas, empórios e supermercados terão um treinamento em vinhos de Portugal ministrado por Carlos Cabral.
Promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Festival Vinhos de Portugal tem participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão