Meninas e meninos,
Tenuta Malucelli uma vinícola italiana com alma brasileira. História linda de paixão às raízes, aos vinhos, um sonho de empreender e louvar as origens italianas da família Malucelli;
Tenuta Malucelli, da origem aos dias de hoje. Tudo começa com a vinda do casal Giovanni e Margherita, junto aos oito filhos, saindo de Gênova em direção ao Brasil. Encurtando a saga, se estabeleceram em Morretes no Paraná. Agora, mais de 140 anos depois, uma volta ao passado, às origens italianas, faz com que Gabriel Malucelli se torne vinhateiro no Friuli.
A Tenuta Malucelli nasce em uma região tradicional vitivinícola, fronteiriça da Áustria e também da Eslovênia, também conhecida como Venezia Giulia. Lá se encontram 11 DOC-Denominação de Origem Controlada, 3 outras áreas com DOCG-Denominação de Origem Contolada e Garantida, e também outras 3 com IGT-Indicação Geográfica Típica.
A Tenuta Malucelli se empenha em garantir o cultivo o mais natural possível, cuidados especiais com a colheita, feita manualmente, com uvas menos conhecidas como a antiga Tokai Friulano, hoje apenas Friulano.
O trabalho na Malucelli se faz em conjunto, unindo a experiência de viticultores locais conjuntamente com o enólogo Vittorio Tomasella que, aliás, fala um bom português. Elaboram vinhos brancos de qualidade, que agora estarão disponíveis aos enófilos na WineBody da experiente Ana de Andrade.
Para saber mais sobre a região da Tenuta Malucelli . Vamos aos vinhos degustados, comentados tanto pelo enólogo, quanto por Gabriel Malucelli em uma transmissão online.
Os dois primeiros vinhos degustados são da uva Pinot Grigio, os dois seguintes são Ribolla Gialla, e o último Friulano.
1- Sei Fratelli Pinot Grigio 2018- cor amarelo palha, brilhante. Olfato bastante floral, mineral, especiarias e ervas usada nas infusões. O frutado cítrico amargo, como lima da Pérsia e Cidra surgem depois. Em boca confirma especiarias, o frutado cítrico, a mineralidade. O álcool aparece!
2- Sei Fratelli Pinot Grigio 2019- cor palha mais clarinho que o anterior, até por ser mais novo também. Aromas bem mais claros do frutado cítrico, mas agora frutas brancas também, a maçã verde, a pera. Especiarias surgem frescas, quase recém colhidas como a sálvia e cidreira. O floral surge devagar. Em boca o frutado fresco e cítrico se confirma totalmente. Equilibrado em dulçor, frescor ótimo e álcool, um vinho para se tomar em variadas ocasiões, delicioso.
3- Essenza Ribolla Giala 2018- cor palha, brilhante, aromas de frutos cítricos, sutil nota de frutos secos quando esquenta na taça. Em boca confirma o cítrico, alguma especiaria seca, talvez tomilho.
4- Essenza Ribolla Giala 2019- cor muito parecida com o anterior. Olfato com cítrico mais evidente, maçã verde, limão Siciliano. Em boca confirma o olfato, bem fresco e gostoso.
5-Bosco di Pietra Friulano 2018- cor palha, olfato rico em frutas cítricas e também floral, lembra flores do campo. Especiarias secas aparecem. Em boca o frutado tanto o cítrico, quanto frutas secas como amêndoas. Equilibrado em frescor ótimo, álcool e dulçor. Estagia em barricas de segundo uso 40% francesas e 60% americanas. As videiras são mais velhas, com 40 anos. O vinho com menor teor de álcool dos provados. Gostei muito deste vinho.
Para saber mais e adquirir os vinhos Wine Body
WINEBODY.COM.BR – Rua Oscar Freire, 540 – loja 4, Cerqueira César, São Paulo, SP
Fone/WhatApp 11 9 9963-3898
e-mail [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão