Meninas e meninos,
Vinho licoroso Gumercindo de Góes 2011 homenageia o patriarca da família Góes. O vinho Premium passou oito anos em barricas de carvalho francês e americano e foi lançado oficialmente em uma linda festa.
Os meus leitores sabem da admiração que tenho pela Vinícola Góes e seus gestores, pelo trabalho incessante de aprimoramento e busca de qualidade. Mas não só, a família Góes trabalha em prol do vinho, ajuda quem precisa de orientação técnica, difunde melhorias e faz experiências em campo e na adega com microvinificações.
Falando um pouco sobre o Vinho licoroso Gumercindo de Góes, depois de quase seis décadas, a Vinícola Góes faz uma releitura da sua própria história. Homenageia GUMERCINDO DE GÓES, o homem responsável pelo primeiro envase de um vinho branco licoroso na empresa em 1963. Da safra original restam pouquíssimas garrafas, guardadas com cuidado e carinho pela família.
A produção comercial de vinhos pelos Góes começou há mais de 80 anos, com a diversificação dos negócios da família na cidade de São Roque-SP. Mas é pelas mãos de Gumercindo que a Vinícola Góes toma protagonismo nessa longa história. O novo vinho é uma homenagem de seus filhos, netos e bisnetos a esse legado.
Feito com uvas BRS Lorena (um cruzamento das variedades Malvasia Bianca e Seyval, criado pela EMBRAPA – RS) cultivadas nas terras da empresa, em São Roque, o vinho licoroso é resultante dos frutos colhidos na safra de 2011. Fermentado e fortificado com destilado vínico, permaneceu por oito anos em barricas de carvalho francês e americano de 4º, 5º e 6º usos. O teor alcóolico final é de 18%.
“Desde antes de seu lançamento oficial esse vinho já nos alegra, pois foi premiado com Medalha de Bronze no concurso de vinhos mais importante do mundo, o Decanter World Wines Awards 2021, realizado em Londres”, conta o enólogo Fábio Góes, da quarta geração da família e o criador do vinho. “Tudo isso é possível graças ao amor que temos pela terra, o respeito a nossa história, o investimento em tecnologia e inovação, o trabalho cuidadoso com as variedades de uvas e, sem dúvida, a proximidade com nossos clientes”, completa o enólogo.
O vinho licoroso Gumercindo de Góes se junta ao portfólio da vinícola, que a cada ano vem se dedicando mais a revelar a melhor expressão do terroir paulista, já comprovada com os também premiados Philosophia Cabernet Franc e o Tempos de Góes Reserva Sauvignon Blanc.
O que são vinhos fortificados.
Os vinhos fortificados, também chamados licorosos, formam uma categoria de produtos cuja principal característica é a adição do destilado vínico – feito das próprias uvas – para interromper a fermentação e assim conservar parte do açúcar natural da fruta, obtendo um vinho doce, forte e concentrado.
Este destilado vínico pode ser o álcool em pureza advindo da destilação, em geral com mais de 90% em teor de álcool, ou uma aguardente vínica tipo Grappa –também conhecida no Brasil pelos descendentes italianos como Graspa-ou Bagaceira.
Ambas são resultado da destilação do mosto, com bagaços e sementes. Podemos também obter uma aguardente destilando o vinho já fermentado, um brandy, como os conhecidos Cognac e Armagnac franceses.
De acordo com a legislação brasileira, os vinhos licorosos podem ter entre 14% e 18% graus de álcool. Vale destacar que a fortificação não apenas aumenta a graduação alcoólica como também favorece uma série de alterações sensoriais ao produto, reforçadas pelo amadurecimento prolongado em barricas, obtendo assim vinhos doces com texturas espessas e sabores robustos.
Branco Licoroso Gumercindo de Góes 2011
No visual o licoroso Gumercindo de Góes tem aspecto límpido e brilhante, com intensa coloração âmbar e reflexos dourados. Nos aromas, muito complexos destacam-se cítricos confitados, uvas passas brancas, mel, sutis frutas secas como amêndoas e avelãs. Também as especiarias doces e picantes, cravo, nos moscada, canela. Com o tempo em taça o tostado das barricas surgem com café torrado e tabaco, além do cedro. Em boca confirma os cítricos confitados, as especiarias e as frutas secas, agora também o figo rami, e bom equilíbrio com acidez suficiente para não tornar o vinho enfadonho.
Sua harmonização é versátil, desde as entradas com queijos de mofo azul e mais salgados como gorgonzola e roquefort. Também com gastronomia agridoce asiática. Ideal também para acompanhar sobremesas, como os doces que levam castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará ou de caju), com frutas secas como damascos e figos e também com chocolate meio amargo.
Agora em primeira mão, as notícias para a vindima 2022- Está confirmada a Festa da Vindima 2022 na Vinícola Góes, ao menos enquanto se confirmarem as condições atuais da pandemia. Mas pensando com otimismo, a empresa já tem data para o seu maior evento, a celebração da colheita das uvas, que contará com todos os protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Entre os dias 22 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 2022 (sempre aos sábados e domingos e nos dias 24 e 25 de Janeiro, feriadão do aniversário de São Paulo) a Vinícola Góes, em São Roque-SP, realizará a sua Festa da Vindima. Serão três horários a cada dia: 10h, 11h30 e 13h.
A tão aguardada festa celebra a colheita das uvas e envolve os turistas que revivem as antigas tradições de colher os frutos no parreiral e de pisar as uvas, ao som de músicas típicas portuguesas e italianas. Em um cenário bucólico dos parreirais que celebram a nova safra, e em área especialmente preparada para a refeição e degustação, os visitantes se empolgam e muitos resgatam suas próprias biografias.
Ilhas Interativas
Os parreirais da Vinícola Góes são cercados pela Mata Atlântica. Por isso, a vinícola preparou um espaço especial para que os turistas sintam a presença da natureza em todos os momentos.
No local, os visitantes desfrutam da área de entretenimento, onde estão dispostas as Ilhas Interativas, compostas por várias atividades, como: wine bar, apresentação de dança, música ao vivo, espaço de doces e sorvetes, espaço kids com monitores e muito mais. Para os aventureiros há uma pequena trilha ecológica e para os que procuram descanso há vários pontos de repouso.
O passeio completo inclui:
Transporte exclusivo de trenzinho até a fazenda;
Tour com o enólogo com explicações da produção de vinhos;
Chapéu para sua experiência na colheita das uvas;
Degustação com diversos rótulos da empresa;
Música ao vivo;
Wine Bar;
Taça de vinho para o brinde e comemoração da colheita e pisa da uva;
Almoço típico português completo com a linha Premium de vinhos e sucos da Vinícola Góes à vontade;
Garrafa do vinho que será feito na pisa da uva do grupo, que ficará pronto entre outubro e novembro de 2022.
Para conhecer mais e sabre sobre a vinícola
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão