Meninas e meninos,
Degustação Wines of Chile Luxury Tastings +90 um evento para ninguém colocar reparo, aconteceu na ABS-SP no inicio deste mês. Promovida pelo Wines of Chile e mostrando somente vinhos pontuados acima dos 90 pontos em concursos, a organização ficou ao encargo da Cris Neves Comunicação, o evento ocorreu nas dependências da Associação Brasileira de Sommeliers-ABS-SP.
A diretora comercial do Wines of Chile Angélica Valenzuela e também a Carolina Leiva estavam presentes para esclarecer quaisquer dúvidas que os próprios enólogos não tivessem feito.
Os enólogos de cada vinícola selecionada, por zoom, explicaram sobre seus vinhos com detalhes, o que sempre é muito bom, para nós que escrevemos. Na ordem de apresentação tivemos os seguintes vinhos:
1-Produtor-Viña Requinga com o vinho Toro de Piedra Rincón de los Vientos Cabernet Sauvignon 2018 e que foi apresentado por Benoit Fitte. Aqui cabe uma observação que os vinhedos são em latada. Importado pela Sur Valles.
2-Produtor Casa Silva com o vinho S38 Single Block Cabernet Sauvignon 2019 e que foi apresentado por Mário Geisse. Importado pela Vinhos do Mundo.
3-Produtor Ventisquero Wines com o vinho Grey Single Block Cabernet Sauvignon 2019 e que foi apresentado por seu embaixador no Brasil Tiago Menezes. Importado pela Cantu.
4-Produtor Gandolini Wines com o vinho Las 3 Marias Vineyards Cabernet Sauvignon 2018 e que foi apresentado por Stefano Gandolini. Importado pela Wineslife
5-Produtor Château Los Boldos com o vinho Grand Clos Cabernet Sauvignon 2018 e que foi apresentado por Mainard Bloen. Importado pela Zahil.
6-Produtor Viña Montes com o vinho Montes Alpha M 2018, um corte de 80% Cabernet Sauvignon; 10% Cabernet Franc; 5% Merlot e 5% Petit Verdot e que foi apresentado por Bernardo Troncoso. Importado pela Mistral.
Todos estes Cabernet Sauvignon são muito conhecidos, apreciados e valorizados, além de pontuados, e não irei aqui ficar detalhando todos, mas os dois que mais me chamaram a atenção na noite da degustação.
O Casa Silva S38 Single Block Cabernet Sauvignon 2019 muita fruta negra no olfato e sutil mineral à grafite. Em boca confirma o olfato. Tem sua fermentação com leveduras indígenas e passa 12 meses (80% do vinho em barricas de carvalho francês e o restante em inox). Muito equilibrado em frescor, taninos ótimos e álcool em 14%. Excepcional vinho, um primor!
O Viña Montes Alpha M 2018, muito jovem ainda, segundo minha visão, tem no olfato a fruta madura, a goiaba apareceu depois, e alguma mineralidade também. Em boca confirma o olfato, Amadurece em barricas novas francesas por 18 meses, sofre leve filtração. Equilibrado, taninos ainda evidentes, mas ótimos, frescor e álcool 14,8% equilibrados. Vinho exuberante e complexo.
Wines of Chile Luxury Tastings
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão