Meninas e meninos,
Las 3 Marias Cabernet Sauvignon-Gandolini Wines em uma fantástica vertical, e comentada pelo próprio enólogo, Stefano Gandolini, foi uma das degustações especiais deste ano.
Já conhecia o Stefano pessoalmente de uma das minhas visitas ao Chile, onde fui recebido por ele na Gandolini Wines e depois na Ventolera Wines onde também degustei todos os seus vinhos.
Na época da visita na Gandolini, observei de perto a paixão com que o Stefano trata suas videiras, o solo e a elaboração dos vinhos, todos com fermentação muito lenta e somente com as leveduras selvagens locais.
As parreiras de Cabernet Sauvignon, bem adensadas, 7000 plantas/ha, produzem aproximadamente 1kg /planta apenas. Todos os vinhos estagiam por barricas novas francesas muito especiais, escolhidas pessoalmente.
Um detalhe importante é que o MAIPO ANDES, onde se encontra o terroir da Gandolini, está no Terraço Aluvional 4, muito antigo, e segundo o enólogo, o melhor para a Cabernet Sauvignon. A propósito, Stefano é consultor também na Viña Von Siebental que também visitei!
Com disse Stefano Gandolini: “É um processo muito lento que requer muita paixão, tempo e paciência. Plantamos em 2001, e nossa primeira colheita foi em 2011 e, só em 2014, ela chegou ao mercado”.
Las 3 Marías Cabernet Sauvignon é uma homenagem às 3 “Marias” que fazem parte da vida de Stefano Gandolini: sua avó, sua mãe e sua esposa, que compartilham o mesmo nome. Desta forma, o vinho homenageia a influência dessas mulheres no amor de Stefano pela família, arte e vinho.
A vertical contou com sete safras: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017 2018. Também degustei a safra 2019, mas não na vertical, pois Stefano acabou de engarrafa-la, e disse que o vinho precisa de tempo para se “acomodar”.
Obs: Todas as safras, com exceção da 2013 têm pequenas porcentagens de Cabernet Franc e Petit Verdot, levando cerca de 90 a 92% de Cabernet Sauvignon, o que possibilita chama-los de varietais.
2011-Cor granada com halo de evolução, mas discreto. Olfato de frutas maduras, especiarias, mineral a grafite, e com tempo em taça surgem certa salinidade e o tostado. Em boca confirma o olfato, ótima acidez, taninos envolventes e macios. Vinho vivo, ótimo!
2012-Cor granada escuro com pouco halo evolutivo. Olfato mais frutado doce, tabaco. Em boca, equilibrado e persistente. Não mostra a idade que tem.
2013-Granada. Olfato com chocolate, frutado em compota, muitos terciários como as especiarias doces, o café, a casca de laranja confitada e o grafite(mineral). Em boca equilíbrio notável, longo, envolvente, macio. Foi o meu preferido dentre os degustados!
2014-Rubi. Frutado fresco, especiarias doces e picantes, caramelo, cravo, salino e algo de sanguíneo. Em boca confirma o olfato.
2015-Rubi. Olfato com frutado maduro, caramelo, especiarias. Em boca acidez notável, o caramelo queimado em final de boca.
2017-Rubi. Olfato com toques animais, couro, tostados, o frutado em compota e sutil vegetal. O álcool percebi no olfato. Algo fresco como salsinha aparece. Em boca confirma o olfato, e surge a salinidade.
2018-Rubi. Olfato frutado maduro, canforado, cítrico, grande leque aromático. Em boca elegante, equilibrado, taninos bem presentes, mas bons. Em minha opinião, mais alguns anos em garrafa e se tornará o vinho emblemático da década.
Por ordem de preferência fico assim:
2013-2011-2018-2015-2012-2014-2017
O Las 3 Marias 2019 com cor Rubi, no olfato o frutado fresco, especiarias, caramelo, sutil canforado e sanguíneo. Em boca é amplo, equilibrado, taninos ainda bem presentes.
Também degustei os vinhos Ventolera, mas estes, deixo para outro texto.
Foi servido um jantar executado pelo amigo Luis Felipe Calmon do Da Villa Comes e Bebes
Com primeiro prato Risoto de aspargos com mascarpone e balsâmico que ficou ótimo om o Ventolera Cerro Alegre Sauvignon Blanc 2018. Segundo prato, Lombo de cordeiro em crosta de pistache com molho de cerejas e mousseline de mandioquinha, simplesmente espetacular, que harmonizei com o Las 3 Marias Cabernet Sauvignon 2019.
A sobremesa, ao cargo da Adriana Ferreira dos Santos foi uma Crostata de mirtilo, ótima!
Os vinhos Ventolera e Gandolini são trazidos pela Tanyno
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão