Meninas e meninos,
Total Vinhos – Orgânicos e Biodinâmicos. Este foi o tema da masterzoom organizada pela CH2A onde três vinhos, um da Veramonte Viñedos Orgânicos, um da Lusovini Vinhos de Portugal e um da Nuevo Mundo Wines do Chile foram apresentados.
Estes vinhos fazem parte do catálogo da Total Vinhos, empresa surgida em 2018, cuja origem é a paixão e desejo de um grupo de experientes empreendedores do vinho em tornar comercialmente viáveis os bons vinhos selecionados por eles.
Os vinhos, pela ordem de degustação, e pela ordem descrita acima das vinícolas foram:
1-Ritual Chardonnay 2017 Valle de Casablanca-Veramonte Viñedos Orgânicos.
2- Pedra Cancela Eco-Friendly 2014-Lusovini Vinhos de Portugal.
3-Nuevo Mundo Carmenère 2016-Nuevo Mundo Wines.
Todos os vinhos são importados pela Total Vinhos, braço da TDP Wines, ou seria o contrário? Os representantes da Total Vinhos Tiago Dal Pizzol e Vicente Lovera, presentes na masterzoom, se encarregaram de introduzir e apresentar os enólogos das vinícolas que estavam presentes.
José Aguirre e Patrício Torres –Veramonte; Pedro Dourado-Lusovini e Marco Antonio De Martino-Nuevo Mundo discorrem cada um deles sobre os vinhos de suas empresas aos convidados presentes.
Tiago Dal Pizzol lembrou que quando deu início à Total Vinhos com seus colaboradores em home office, o mercado de certa forma estranhou. Perguntavam onde era a sede do escritório, e Dal Pizzol dizia ser cada um em um home office. Mas hoje, com esta prática implementada por quase todos durante a pandemia, acabou transformando a Total Vinhos em visionária.
As minhas impressões sobre os vinhos foi a seguinte:
1-Ritual Chardonnay 2017 Valle de Casablanca no Chile degustado refrescado ao redor dos 11ºC. Muito aromático, cor amarela ainda mais para o palha, límpido e realmente brilhante. Aromas frutados cítricos, com maçã, lima da Pérsia, e devo concordar com a ficha técnica que num segundo momento lembra tangerina. Em boca um frescor incrível, confirma os cítricos, cremoso, algo untuoso, longo, equilibrado em açúcares e acidez e álcool na casa dos 14%. A fermentação tem o segredo do enólogo, pois utilizou tanques de concreto em forma de ovo (20%), barricas novas (20%) e neutras (60%). Creio que vem daí a cremosidade e untuosidade sentidas.
2- Pedra Cancela Eco-Friendly 2014 um Português do Dão, degustado ao redor dos 15ºC com corte das cepas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen. Cor bem viva ainda, no olfato muita fruta vermelha e negra, eu não percebi floral-característico da TN- algo de terciário como tostados, chocolate e borra de café. Em boca é ótimo em acidez, confirma o frutado, longo, equilibrado, álcool na casa dos 13,5%. Passa por madeira levemente e descansa em garrafa 12 meses.
3- Nuevo Mundo Carménère 2016 Valle de Maipo no Chile, degustado refrescado ao redor dos 15ºC. Cor rubi, no olfato as frutas vermelhas aparecem, surge um leque de especiarias, principalmente as doces e picantes como a páprica e baunilha. Em boca confirma o frutado, e o diferencial do frescor. Este vinho teve sua fermentação com leveduras selvagens passando por madeira durante 12 meses.
Três bons representantes do catálogo da Total Vinhos
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão