Meninas e meninos,
Gonzalo Guzmán enólogo da G2 mostra os vinhos Alba de Andes-El Afán-Vontade e Garboso, seu projeto pessoal. À frente da Viña El Principaldurante muitos anos, foi o grande responsável por conduzi-la à elite vinho chileno.
Agora Guzmán se dedica ao seu projeto pessoal, o G2, com quatro vinhos, sendo dois de cepas pouco usuais no Chile, a Alvarinho e a Mencia, que se expressam muito bem nos seus vinhos. Os demais são de Cabernet Sauvignon e um corte de Cabernet Sauvignon com Petit Verdot e Syrah.
O projeto G2, segundo me contou o enólogo, será para elaborar vinhos de pequenas e escolhidas parcelas, traduzindo acima de tudo o terroir de onde provêm as vinhas. Os vinhos apresentados são do Maipo Andes, mais especificamente de Pirque, terroir que Guzmán conhece como poucos.
Quem traz os vinhos é a Decanter, que conhece bem ao enólogo e do que ele é capaz, pois importa os vinhos da El Principal ha anos. Na apresentação à imprensa, faz alguns meses, degustamos os quatro vinhos que são elaborados na G2 por Guzmán e que ele explica ser um novo desafio, elaborando vinhos que sejam capazes de transmitir a ânsia, zelo e dedicação(afán em espanhol) de mostrar as cepas tradicionais com perfil distinto, e vinificar as cepas únicas e não tradicionais no Chile como a Alvarinho e a Mencia.
1-Alba de Andes Alvarinho 2020 Maipo Andes-Pirque, um vinho de cor amarela quase dourada, com olfato cítrico lembrando a Cidra. Sutil mineral e dulçor de casca de laranja confitada fazem parte do leque aromático. Em boca é untuoso, acidez boa, confirmando o cítrico agora com limão Siciliano. Leveduras selvagens fazem a diferença!
2- El Afán Mencia 2021 Maipo Andes, um vinho rubi, olfato ácido-doce de frutas de bosque, bala de cereja. Em boca ótima acidez, confirma o olfato com o frutado, um mineral quase salino em final de boca. Também com leveduras selvagens, sem passagem por madeira, é longo e ótimo para harmonizações com variadas gastronomias. Gostei muito deste vinho!
3-Vontade Cabernet Sauvignon 2019 Maipo Andes-Pirque, um vinho de cor rubi escuro, olfato frutado de frutas negras, um mineral lembrando grafite. Em boca confirma o olfato, surgindo algumas especiarias, um sutil herbáceo e um salino em final de boca. Após algum tempo o eucalipto surge no aroma. Estagia por 16 meses em barricas usadas de 500 litros.
4- Garboso 2019 Maipo Andes-Pirque, Blend que pode registrar no rótulo como varietal, pois tem 82¨de Cabernet Sauvignon, mas tem também Petit Verdot e Syrah na composição. Cor rubi escuro, aromas de frutas negras. Muitas especiarias, como canela, e algum picante como cravo. O canforado está presente; Em boca confirma o frutado e as especiarias. Estagia em barricas novas e usadas.
Não tenho dúvidas do grande sucesso que estes vinhos do projeto pessoal do Gonzalo em breve estarão com muitos prêmios.
Para saber mais, consulte a Decanter (47) 3326-0111 ou (47) 99983-2961
pois são poucas as garrafas vinificadas deste projeto.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão