Meninas e meninos,
Vinícola Góes festeja 85 anos com lançamentos de dois vinhos ícones: Philosophia Reserva de Família, um Cabernet Franc blend das seis safras do vinho Philosophia, e o Maestria, um Chardonnay barricado.
Tenho visitado, escrito, divulgado o trabalho da Vinícola Góes faz mais de 15 anos. E quando o seu primeiro vinho de Cabernet Franc, que ainda não era de dupla poda, ganhou como a amostra mais representativa da variedade, para espanto de muitos, eu estava lá.
Foi com suor, dedicação e respeito à terra, as frutas, que a empresa cresceu evoluiu e chegou ao reconhecimento que tem hoje, inclusive sendo Top of Mind em algumas regiões do Estado de São Paulo e, foi a primeira vinícola do ESTADO a ser chancelada entre as 16 mais representativas da safra na Avaliação Nacional dos Vinhos.
VEJAM o que está no site da ABE:
- CABERNET FRANC: Vinho límpido, brilhante, de cor intensa, rubi intenso com reflexos violáceos. Boa viscosidade e lágrimas pigmentadas. No nariz tem uma intensidade média, é limpo, com notas de frutas vermelhas, amora, pimentão, especiarias, madeira, baunilha, cravo-da-índia, tabaco, pimenta preta, café e chocolate. O sabor tem certa doçura, com acidez marcante, volume e estrutura média, corpo médio e equilibrado. Os taninos são leves. Tem, ainda, notas de madeira, chocolate e couro. Persistente. Vinícola Góes. Amostra 140
Neste ano de2023 a Vinícola Góes completa 85 anos e nos brinda com lançamentos: O Philosophia Reserva de Família, um blend de safras dos vinhos deste rótulo, todas de dupla poda, ou poda de inverno, onde a safra 2016 entrou com 5%-Safra 2017 entrou com 10%-safra 2018 entrou com 10%-safras 2019; 2020 e 2021 entrando com 25% cada uma.
O vinho se apresenta muito equilibrado, frutado, mineral lembrando grafite, e alcaçuz. Em boca confirma o olfato, acrescido do chocolate, especiarias doces e picantes. Estagia no total 30 meses em barricas de carvalho francês.
Também foi lançado o Maestria, um Chardonnay barricado por 12 meses, onde no olfato a untuosidade já se mostra. Cítrico, abacaxi em calda, sutil tostado. Longo e gêneros no palato.
Só isso seria motivo de orgulho, mas, a Vinícola Góes tem mais, a se orgulhar e dividir com seu publico. Hoje são mais de 50 rótulos, sendo que nesta gama 15 são de vinhos finos de colheita de inverno que posicionaram a Góes como um player na indústria vitivinícola brasileira.
Um almoço foi serviço no ótimo restaurante Casa Araucária by Boca dentro do complexo enoturístico da vinícola, onde o expert Roberto Bocabello serviu seus quitutes e carnes defumadas.
Burrata defumada ao molho de tomatinhos confitados.
Bolinhos de salmão.
Coxinha de frango defumadas com barbacue.
Peito defumado com pepinos em conserva.
Parabéns Família Góes pelo empenho, e creiam, nossa vitivinicultura paulista está em plena ascensão.
Maiores informações com A Fonte Comunica
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão.