Meninas e meninos,
A Vila Don Patto é mais do que um restaurante, é um complexo enogastronômico voltado ao turismo. Não será apenas a gastronomia, ótima por sinal, que atrairá o turismo; mas todo o conjunto de atrações.
Vamos do começo.
A Vila Don Patto é um sonho do Sr. Júlio Patto, pai do Túlio Patto que responde pela administração. Diz Túlio que seu pai sempre quis ter uma casa portuguesa, que sempre gostou da culinária, e queria reviver as origens.
A Vila Don Patto fica bem perto da capital de São Paulo, na cidade de São Roque, e é um verdadeiro centro de gastronomia e entretenimento para toda a família em meio a muito verde. As inúmeras atrações gastronômicas são a marca da Vila Don Patto, e não é só a gastronomia portuguesa, tem muito mais.
A culinária portuguesa ainda é o carro chefe, digamos assim, com pratos típicos como alheira, o bacalhau em diversas preparações, pastéis e bolinhos de bacalhau. Na Vila Don Patto você também encontra o Empório Gourmet; Adega Don Patto; Loja de Artesanatos; Café Don Patto; Sorveteria; Playground, Heliponto além de atrações como passeio de Balão, TukTuk e Quadriciclo.
Quero falar, não do ótimo bacalhau, das massas, ou mesmo do bolinho de bacalhau que chegou à mesa com um exótico e prático espremedor de limões, vou falar um pouco da alheira, e com receita do meu amigo o Chef Papandré . Os vinhos para acompanhar, podem ser os que mais se gosta, de qualquer origem. Na carta do Don Patto, há opções.
A alheira é um embutido defumado em formato de ferradura e cilíndrico, que tem em seu interior uma espécie de pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos. Uma das versões mais famosas é a alheira de Mirandela, que inclusive figura entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
A estória conta que esta iguaria surgiu pela necessidade que os judeus, ao se instalaram em Portugal no século XV, tinham de passar desapercebidos, “fingindo comer carne suína(animal não consumido no judaísmo)”, para escaparem da perseguição religiosa.
Para tal, criariam um tipo de chouriço apenas com outras carnes (vitela, coellho, peru, pato etc.) – e massa de pão, para dar consistência. A receita teria, então, conquistado o paladar dos cristãos, que depois incorporaram a carne de porco à versão original.
Hoje a alheira da receita leva carne suína.
Receita
Ingredientes:
1 cebola grande
1 frango grande
1 cabeça de porco desossada
1 quilo de músculo bovino
1 paio
1 gomo grande de linguiça de pernil
7 pães italianos médios
2 xícaras (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de pimenta do reino moída na hora
1 colher (sobremesa) de pimenta dedo de moça moída
6 litros de água
Sal a gosto
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Cozinhe tudo junto (com exceção dos pães), colocando a linguiça e o paio por último.
Depois de cozido, retire a pele do frango e pique tudo na ponta da faca, ou seja, bem miudinho.
Corte os pães em quadradinhos com miolo e casca, junte-os com as carnes e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Aqueça o óleo e frite alguns dentes de alho nele. Depois retire os dentes de alho, despeje o óleo sobre a “massa”, que não pode ficar encharcada nem seca. Importante: embuta as tripas com a massa ainda quente.
Como defumar:
Em uma churrasqueira, coloque carvão e ateie fogo. Assim que a brasa ficar com cinzas por cima, pendure os gomos de alheiras. Deixe defumando de um dia para outro, sem acrescentar mais carvão.
Fonte: Portal do Mercadão
Créditos: Chef João Paulo Papandré Lemos
Para alegrar e colorir a Vila Don Patto, os famosos e coloridos guarda-chuvas remontam as Ruas de Águeda, em Portugal, e são bem procurados para selfies. As novidades são o seu e-commerce de vinhos e bebidas da sua marca inaugurado ano passado. Para 2022 está prevista a inauguração de seu exclusivo Hotel Boutique.
Vila Don Patto:
www.viladonpatto.com.br
Km 2,5 do Roteiro do Vinho. São Roque, SP | Informações e Reservas Vinhas da Vila: (11) 9-7563.9637 |
E-commerce Don Patto: | Instagram: @viladonpatto
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão