Meninas e meninos,
Campanha, primeiro tinto da marca-conceito “Domenico” da família Salton, foi lançado em uma ocasião muito especial, qual foi na abertura do espaço, lindo por sinal, dedicado à Familia Salton e sua trajetória no ramo vitivinícola há quase 110 anos.
Convidada a imprensa especializada para a abertura da Enoteca Família Salton, a surpreendente festa de lançamento deste belo espaço enocultural, se deu paralelamente ao lançamento do vinho tinto da marca-conceito “Domenico” o Campanha, um corte com as uvas Marselan e Tannat da Campanha Gaúcha.
A marca-conceito “Domenico” já havia sido explicada em outro lançamento significativo para a 4ªgeração da Família Salton, quando o Prosecco Giornata 140, sucesso absoluto foi mostrado. Voltando ao Campanha, vem das planícies e coxilhas verdes repletas de vinhedos, no extremo sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, a inspiração para o primeiro vinho tinto da marca-conceito “Domenico”, lançada em 2018 pela Família Salton, e mostrada em primeira mão exatamente aos jornalistas quando da apresentação do Giornata, quando o vinho saiu diretamente das barricas, ainda nem engarrafado, para nossa apreciação.
O corte de uvas Marselan e Tannat da Campanha Gaúcha expressa potencial da recente região produtora chamada de Campanha Gaúcha, região esta que vem se destacando como segunda maior produtora, e que oferece uvas de qualidade e de consistência enológica ao longo das safras.
Foi através de muita observação e experimentação que a equipe de enólogos da vinícola, capitaneada por Gregório Salton, chegou à combinação das uvas Marselan e Tannat e aposta nelas e em suas características singulares como uma expressão da região produtora, dando ao rótulo o nome de Campanha.
As uvas são de produtores parceiros da Salton, colhidas manualmente, acompanhadas durante todo o ano pela equipe de agrônomos da vinícola. Falando mais tecnicamente para nós jornalistas, as uvas foram vinificadas buscando manter ao máximo suas características. A cepa Marselan com 76% do vinho foi conservada em tanque de aço inox para manter sua jovialidade, acidez e leveza. Já o Tannat, com os 24% restantes, amadureceu por 15 meses em barricas de carvalho francês novas que domaram sua estrutura e equilibraram sua potência.
Somente após o amadurecimento individual de cada vinho, as proporções do corte foram definidas, buscando conjugar da forma mais harmoniosa as características de cada variedade. “A produção será anual para que em cada rótulo possamos expressar as características únicas daquela safra, observando, ano após ano, suas semelhanças, diferenças e particularidades”, ressalta o enólogo Gregório Salton.
Desde 2010 com uma unidade em Santana do Livramento, a Família Salton foi uma das pioneiras a desbravar a vitivinicultura na região, em meados da década de 90. Esta primeira safra do Campanha é também a primeira inteiramente realizada pela vinícola, em 2016.
Sobre a marca-conceito “Domenico”.
Primeira marca-conceito da Família Salton, Domenico traz para o mercado rótulos inovadores e exclusivos. Fruto do trabalho da 4ª geração à frente da empresa, o novo projeto revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para os vinhos e os espumantes brasileiros.
Embebida na filosofia de trabalho “Lab”, a Domenico é uma spin-off que nasce para quebrar padrões e encontrar novos caminhos. “Temos grande apreço pela trajetória de 140 anos iniciada pelo imigrante Antônio Domenico Salton. Carregamos um aprendizado de diferentes gerações e agora é o nosso momento de traduzir a ousadia que está em nosso DNA em produtos distintos e que expressem o melhor de nossas regiões e competências técnicas”, diz Maurício Salton, presidente da empresa.
O campanha agradou e muito aos presentes, a mim, especialmente, pois notei equilíbrio no corte, com muita fruta fresca silvestre, aquelas que nos trazem certa acidez, especiarias e alguma mineralidade no olfato. Em boca a ótima acidez, os taninos muito macios, algum toque sutil de chocolate e compota de frutas.
Lembrando uma frase dita pelo Gregório “ Vinho se elabora, e não com se costuma dizer, se produz”, este exemplar foi elaborado cuidadosamente e tem tudo para envelhecer bem na garrafa.
Quero degustar este vinho daqui uns três anos e ver sua evolução!
Para conhecer os produtos, degusta-los ou apenas conhecer a Enoteca Família Salton o endereço é: Avenida Pacaembu, 1911-São Paulo-SP www.salton.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão