Meninas e meninos,
Coronavírus-Covid-19 é o tema atual, preocupante, mas, temos que encarar. O contágio é muito fácil entre as pessoas, por isso, seguir rigorosamente as medidas divulgadas pelas autoridades sanitárias é de suma importância.
O principal para combater a disseminação, é evitar o contato. Este vírus fica fixado em partes metálicas, nas roupas, nas mãos principalmente. Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do Coronavírus-Covid-19 podem dobrar a cada três dias.
Vamos enfrentar esta adversidade com obediência às recomendações, e com ânimo.
Sem pânico, porém com rigor absoluto, precisamos nos manter afastados, em casa, seguindo as orientações dos órgãos competentes. Insisto que a higiene das mãos, que deveria ser uma constante diária em nossas vidas, é de vital importância. Usar o álcool em gel, quando não houver possibilidade de lavarmos as mãos.
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a da prática da higiene frequente é fundamental. A desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, botoeiras, cartões de crédito, são indispensáveis para a proteção contra o vírus.
Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o Coronavírus-Covid-19.
Se você viajou para o exterior ou teve contato com casos suspeitos, e não apresenta sintomas, fique em sua casa em observação, não se dirija aos hospitais, unidades de saúde ou equivalentes, lá poderá se encontrar com pessoas mais doentes que você.
Não busque atendimento apenas por sintomas de resfriado leve, você estará se arriscando mais do que se beneficiando. Evite consultas que não sejam de urgência. Neste momento, é indesejável o contato desnecessário com pessoas doentes. A melhor forma de se proteger da pandemia de coronavírus é com a higiene das mãos e evitando aglomerações.
O teste para coronavírus possui indicações específicas e não pode ser realizado em pacientes que não configurem caso suspeito segundo protocolo do Ministério da Saúde.
Quanto às empresas que importam, vendem, e entregam bebidas, tomo como exemplo o boletim que a Importadora Zahil me mandou com relação aos seus vinhos:
“Caros clientes, parceiros e amigos. Frente ao avanço da pandemia do Coronavírus-Covid-19 em nosso país, a Zahil vem comunicar a implementação de medidas a fim de prevenir o alastramento do vírus e garantir que nossos vinhos cheguem a vocês com a maior segurança. São elas:
• Implantação de ‘home office’ para os funcionários que têm possibilidade de realizar o seu trabalho resguardado de aglomerações.
• Adiamento da agenda de eventos e visitas de produtores planejadas para as próximas semanas, até termos indicação de Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de SP sobre a retomada das atividades comunitárias.
• Manutenção de ambientes da empresa amplamente ventilados.
• Higienização intensificada das áreas comuns e distribuição de álcool gel nas dependências da empresa.
• Intensificação da limpeza na área de separação de vinhos.
• Higienização de garrafas e caixas no momento da separação dos produtos.
• Transporte para entregas realizado em frota própria da Zahil. Continue contando com a Zahil para o fornecimento de seus vinhos e tenha tranquilidade que nossas entregas estão sendo feitas com todos os cuidados necessários, afinal ‘vinho tratado com respeito’ também significa cuidado com o próximo”.
Atenciosamente. Zahil – Vinho tratado com respeito.
Outras dicas que tenho recebido ficam por conta da alimentação, visto que estaremos em nossas casas, poderemos segui-las mais facilmente.
Dez alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, não que isto baste para nos assegurar que não nos infectaremos, mas sempre ajuda no nosso dia-a-dia.
Ricos em nutrientes, eles fortalecem o sistema imunológico e aumentam as defesas do organismo contra vírus, bactérias, fungos e parasitas. Cansaço excessivo, resfriados de longa duração e perda de peso são algumas consequências geradas pela imunidade baixa, quando as defesas do organismo estão comprometidas e não conseguem barrar vírus, bactérias, fungos e parasitas.
De acordo com a nutricionista do Estância do Lago – Spa & Wellness Thais Brito, a alimentação é um dos fatores principais para garantir o fortalecimento da imunidade. “Ter uma alimentação saudável e balanceada, com a presença de vitaminas e minerais, é essencial para aumentar a imunidade e prevenir doenças. É preciso haver um equilíbrio, com pratos coloridos, que explorem todos os macro e micronutrientes, consumidos em várias refeições durante o dia, em alimentos de boa procedência”, ressalta.
Dicas úteis.
Alho: possui selênio, zinco e alicina, substâncias importantes para evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções;
Cebola: anti-inflamatório natural, ela traz sabor aos alimentos e ajuda a reduzir o sódio e a quantidade de sal na comida. A cebola ainda atua na maior absorção de nutrientes, como o cálcio, essencial para os ossos;
Frutas cítricas: laranja, tangerina, acerola, limão, morango e kiwi são alguns exemplos ricos em vitamina C, que é antioxidante, promove resistência a infecções respiratórias e gripes e ajuda na absorção dos nutrientes presentes em outros alimentos;
Gengibre: detém importante ação bactericida e auxilia principalmente nas infecções de garganta. Rico em antioxidantes e com boas doses de vitamina B6 e C, o gengibre é um dos melhores fortalecedores do sistema imunológico;
Beterraba: com alto teor de potássio, ela auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a fortalecer a imunidade e combater os efeitos do envelhecimento com a vitamina C;
Cogumelo Shitake: é rico em lentinano, substância que aumenta a produção das células de defesa. Também possui fibras, que ajudam a saciar a fome;
Vegetais verde-escuros: exemplos como brócolis, couve, espinafre e rúcula são fontes de ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6 e B12, que atuam na maturação das células imunes, potencializando o sistema imunológico e protegendo contra diversas doenças;
Iogurte Natural: possui lactobacilos com propriedades probióticas, que são bactérias boas. Elas atuam na melhora da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico;
Castanhas: são ricas em selênio, zinco e vitamina E, que potencializa o sistema imunológico por conter linfócitos B, que produzem anticorpos no organismo;
Carnes: possuem aminoácidos, vitamina B12, ferro e zinco, que trazem benefícios para a imunidade quando consumidos na quantidade certa. Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão