Meninas e meninos,
De Martino com o projeto Nuevo Mundo foi apresentado na Brindisi Vinhos por Jaime De La Cerda seu enólogo e Cristian Castro seu export manager, com quatro vinhos de um único vinhedo e com certificação orgânica. Nuevo Mundo fica na Isla de Maipo, e no próprio conceito deles: “Nosso objetivo é que cada garrafa represente verdadeiramente nosso vinhedo e sua natureza única”.
A região conhecida por seus Cabernet Sauvignons me impressionou por duas cepas principalmente dentre os quatro vinhos apresentados pela Nuevo Mundo: Sauvignon Blanc e Carmenere.
Com varietais destas duas cepas que gostei, e claro, Cabernet Sauvignon, e também um corte desta última com a Malbec, seus vinhos se mostraram elegantes com impressionante acidez, porém em equilíbrio, nos quatro exemplares.
Jaime De La Cerda, que agora tem os vinhos da Nuevo Mundo sendo importados pela Total Vinhos, explanou sobre o terroir e a maneira de vinificação de cada vinho, todos com fermentação natural promovida por leveduras nativas.
De Martino projeto Nuevo Mundo:
1- Nuevo Mundo Sauvignon Blanc 2017- Chega muito mineral no olfato, com um frutado maduro doce, sutil floral e nenhum verdor. Em boca uma ótima acidez e a confirmação do frutado doce e com 13,5% de álcool. Depois de tempo em taça o aroma me remeteu a um late harvest Gostei muito deste vinho.
2- Nuevo Mundo Carmenere 2016 maturada 6 meses em barricas francesas usadas e depois mais 6 meses em concreto, com boa fruta no olfato, algo de fumaça(não devido à madeira que além de usada o tempo é pequeno), um sutil sottobosco(aquele cheirinho de terra úmida misturada com húmus das matas). Em boca uma acidez ótima, equilibrado em álcool de 13%, confirma a fruta principalmente a ameixa, surgindo toques lácteos e depois animais. Excelente exemplar, muito distinto dos encorpados e doces mais comumente encontrados.
3- Nuevo Mundo Cabernet Sauvignon 2016 também com passagem por madeira usada e depois concreto, e incríveis apenas 12% de álcool. Aromas de frutas, canforada surge, especiarias e um sutil sanguíneo ou cárneo. Todas estas notas são confirmadas em boca, e o equilíbrio é notável. O frutado depois de algum tempo me lembrou de melancia, impressionante!
4- Nuevo Mundo Cabernet Sauvignon/Malbec Reserva, com passagem de 12 meses por barricas francesas usadas. 13,5% de álcool, aromas frutados, certo verdor vegetal, sutil floral. Neste exemplar que passa mais tempo somente em barricas, nada senti do aporte da madeira, em boca confirma o frutado, acidez novamente muito boa, equilibrado e elegante.
A observação do enólogo é que se degustem estes tintos não mais que aos 18ºC, e o branco não passe dos 10ºC.
Para maiores detalhes entrem em contato com a Brindisi Vinhos e Total Vinhos
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão