Meninas e meninos,
O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é comemorado em 18 de Fevereiro. Serve para relembrar sobre o consumo consciente, moderado, e que o alcoolismo é sim uma dependência, uma doença.
Beba com moderação.
O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, criado para conscientizar a população sobre os males causados pelo consumo excessivo de álcool, deve ou devia ser uma preocupação de toda a sociedade. Apesar de a doença estar relacionada a uma série de complicações ao organismo, levando a sequelas irreversíveis e, inclusive, à morte de mais de três milhões de pessoas todos os anos no mundo, há muita gente que não se dá conta disto.
Meu dever como jornalista.
Como jornalista, escrevo sobre bebidas, gastronomia e turismo, mas, sempre lembro de que o consumo deve ser moderado, consciente, para ser proveitoso, e costumo lembrar da diferença entre “degustar” e “beber”.
Degustar uma bebida, para relembrar, é o ato de se aprimorar visão, olfato, tato no que se refere ao consumo do que se ingere; é colocar estes sentidos focando na bebida e extraindo dela nuances e indicativos que estão, ou ficarão ocultos, se o ato for simplesmente beber.
Nunca exagerar no consumo, pois assim sendo, perdem-se estes sentidos, perdem-se estas nuances encantadoras, perdem-se os atrativos. O alcoolismo é uma terrível doença, destruidora de vidas, de famílias e relações.
Ao longo destes meses todos de pandemia, o consumo se elevou. Com ele sempre há o risco, até pelo envolvimento emocional que a doença trouxe, deixando-nos vulneráveis, de termos distúrbios de sono, de apetite, de humor, assim podendo levar ao exagero, e ao vício de beber.
Estatísticas.
Dados do IPC Maps – especializado em potencial de consumo com base em dados oficiais , apontam para um crescimento rigoroso no que se refere às despesas com bebidas alcoólicas nos últimos anos no Brasil.
“A procura por bebidas alcoólicas está muito mais ligada a hábitos de consumo de parte da população, principalmente a mais jovem, que vincula diversão ao álcool”, considera o especialista Marcos Pazzini.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País.
Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc. Isto possibilita inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno. Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores estão contemplados. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.
Mais informações com Lívia Aragão- assessora de imprensa
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Foto extraída do site Amor Exigente
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão