Meninas e meninos,
Experiência Lusovini, um encontro com três enólogos Casimiro Gomes, Sónia Martins e Pedro Dourado reunidos para uma degustação TDP Wines e Total Vinhos. A gigante portuguesa Lusovini agrega regiões como a Bairrada, o Dão e o Alentejo, que são mostrados nestes vinhos degustados.
Casimiro Gomes – fundador da Dão Sul, uma autoridade no tema apresentou os vinhos da Bairrada tintos Regateiro Jr Tinto Bairrada DOC e Regateiro Vinha d’Anita Bairrada DOC. Este última uma homenagem à mãe do enólogo.
Sónia Martins, que já foi eleita enóloga do ano em Portugal, conduziu a degustação do Pedra Cancela Touriga Nacional. Vinho que resume “o que é o Dão” e sua casta mais emblemática. Uma verdadeira releitura resgate, do que há de mais tradicional na região, aliado à modernidade que os tempos exigem.
Das alturas do Alentejo, na Serra de São Mamede, vem o Tapada do Coronel Vinho de Talha. Pedro Dourado apresentou. O rótulo é vinificado em talhas, grandes ânforas de barro, técnica usada pelos antigos romanos, que persiste até hoje em algumas aldeias desta região de Portugal.
Experiência Lusovini promovida pela TDP Wines e Total Vinhos, foi mais uma bela amostra de vinhos portugueses de regiões emblemáticas. Os vinhos e as explanações dos enólogos se deu na seguinte ordem:
1- Regateiro Jr Tinto Bairrada DOC 2017, um corte das cepas Tinta Pinheira ou Rufete,Touriga Nacional,Castelão e Baga. O vinho não passa por madeira. Olftato frutado e floral bem definidos. Em boca equilibrado em acidez muito presente, taninos macios e álcool em 13%. Confirmando o frutado fresco, tem boa persistência. Ideal para carnes vermelhas assadas ou braseadas, queijos mais maduros e embutidos.
2- Regateiro Vinha d’Anita Bairrada DOC 2015 um varietal Baga. Vinificado com 50% das uvas com engaços e leveduras indígenas. Olfato com frutado em compota, surge um floral com o tempo em taça e especiarias. Em boca confirma as compotas de frutas vermelhas, as especiarias, equilibrado, ótima acidez, álcool 12,5% e taninos bem presentes, mas macios. Estas características me mostram que este vinho ainda vai mais longe se bem guardado. Gostei muito deste exemplar!
3- Pedra Cancela Touriga Nacional 2014. Rótulos que sempre agradam, este vinho tem fermentação em lagar de granito utilizando leveduras indígenas para o pé de cuba. Amadurece por 12 meses em barricas francesas novas e usadas. No visual não mostra sua verdadeira idade. Olfato frutado de frutas vermelhas e negras em compota e geleia. Com o passar do tempo em taça surgem deliciosos o figo rami e o chocolate amargo. Em boca confirma a compota, o figo , o chocolate.
4- Tapada do Coronel Vinho de Talha 2017 corte de Antão Vaz, Roupeiro, Arinto e outras cepas oriundas de vinhas velhas. Vinho sem intervenção enológica. Fermenta e amadurece em talhas de barro, ou ânforas descobertas na propriedade. Extremamente complexo no olfato, chegou com frutas secas, mineral lembrando pedra sabão. Frutas de polpa branca e floral que lembra as flores do campo. Depois de tempo em taça surge um químico lembrando o fósforo, que substituiu o mineral. Em boca ótima acidez, equilibrado, confirma o frutado, suave tanino dá força e estrutura ao vinho. O terroso aparece e a fruta seca volta vigorosa. Vinho excepcional!
TDP Wines https://www.tdpwines.com.br/
Total Vinhos https://www.totalvinhos.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão