Meninas e meninos,
Guia Vinau com vinícolas de produtores independentes, vinhos de parcela e vinhos de terroir proporcionou uma ótima feira com a presença de seus enólogos para mostrar preciosidades em pequenas produções na primeira edição da VINAU.
O Guia Vinau é o primeiro guia de vinhos especializado em avaliar e promover apenas os vinhos que são feitos em “pequenas produções”, por produtores independentes, “hecho a mano”, feitos a mão, digamos assim, sem mecanizações. São vinhos com um mínimo de intervenção mecânica na cadeia produtiva, tendo na mão do homem sua maior interação.
A vontade de reunir estes pequenos produtores, muitos com excelentes vinhos, mas fora da grande mídia, até por causa de suas produções muito limitadas, despertou em Francisco Zuñiga o desejo de editar um Guia e poder dar voz e conhecimento sobre esta parcela de produtores.
Nas suas viagens ao Chile, Zuñiga começou a elaborar a ideia do Guia focado em vinhos de produção limitada, vinhos geralmente diferentes dos feitos em grande escala ou vinhos comerciais. Logo depois veio a ideia de uma mostra de vinhos.
Em 2019 tivemos a primeira edição do Guia VINAU, ainda num formato muito simples, em que participaram cerca de 150 produtores de quase todas as regiões vitivinícolas. Em 2021 se inicia a preparação da segunda edição, com os atrasos causados pela pandemia mundial.
Novidades deverão surgir, como os vinhos degustados estar disponíveis no site do Guia Vinau, com suas respectivas fichas de degustação. A vontade também de ter o guia em formato impresso em espanhol e um guia digital em português, que será amplamente divulgado no Brasil. Para saber sobre Francisco Zuñiga , o idealizador do Guia Vinau e seu trabalho.
Na primeira feira VINAU, que deveria ter acontecido antes, não fosse pela pandemia, e que ocorreu no mês de Agosto, participei de uma masterclass com oito vinhos selecionados dentre os que estiveram na mostra.
1-Casas de Bucalemu Salinas Sauvignon Blanc 2016-Valle de Leyda- D.O. Rocas Santo Domingo. Sua cor não denotava sua idade. Olfato floral, frutado cítrico comportado, algumas especiarias aparecem. Em boca, o frutado cítrico, uma mineralidade vibrante, acidez ótima, e uma untuosidade envolvente. Fermentado em ovos de concreto e com passagem de 12 meses em barricas francesas. Apenas 2837 garrafas.
2-Fuy Wines Entre La Niebla Chardonnay 2021-Valle de Osorno- D.O. Ñancuan- Cor clarinha, o olfato é bem floral, muito interessante para um Chardonnay. Também as frutas brancas, principalmente o pêssego. Em boca confirma o olfato com final de boca ligeiramente adocicado lembrando marmelada. Untuoso, fermenta em inox e passa por barricas. Apenas 600 garrafas.
3-Viña Las Veletas Al Maule Pais 2021-Valle de Maule- D.O. San Javier -Cor rubi. Olfato com especiarias(canela), fruta fresca madura. Em boca confirma o olfato, não passa por barrica.
4-Colectivo Mutante Pinot Noir 2020-Valle de Aconcagua-Cor rubi. Olfato com frutas de bosque, as mais cítricas, sutil floral, mineral lembrando poeira e especiarias. Em boca o frutado se sobressai com morango silvestre. Maceração carbônica. Apenas 3000 garrafas.
5-Carter Mollenhauer Los Queules Cinsault 2020– Valle de Itata- D.O. Guarilihue- Cor rubi, olfato com ervas, flores do campo, frutas silvestres. Em boca confirma o frutado, o herbáceo algumas especiarias e sutil terroso, e algo fresco como canfora. Fermenta em tinajas e estagia nelas por 8 meses. Muito diferente este vinho! Apenas 824 garrafas.
6-Viñateros de Raiz Jardinero Mescla tinto 2020-Valle Del Maipo- D.O. Melipilla -Cor rubi. Olfato bem frutado, sutil mentolado e mineral lembrando pedra molhada. Em boca o frutado se mostra bem, e o frescor do mentolado ou canforado. Estagia 12 meses em barricas francesas. 60% C. Sauvignon; 25% Malbec; 13% Marselan e 2% Syrah. Apenas 3000 garrafas.
7-Viña Encierra Porel Mezcla tinta 2018-Valle de Colchagua- D.O. Peralillo -Cor Rubi escuro. Olfato frutado maduro e especiarias. Em boca confirma o olfato, untuoso, o mais “tradicional” do painel. Fermenta em cubas de concreto e estagia 18 meses em barricas francesas. 50% Carménère; 25% Syrah e 25% Petit Verdot. Apenas 3500 garrafas.
8-Viña Gandolini Las 3 Marias Cabernet Sauvignon 2015-Valle Del Maipo- D.O. Buin -Cor rubi com alguma evolução. No olfato a madeira aparece na frente num primeiro momento, depois se equilibra. Muita fruta negra, mineral lembrando grafite e caramelo. Em boca confirma o frutado. Fermenta em inox e estagia em barricas francesas por 30 meses.
Gostei muito do Jardinero, do Los Queules e do Entre La Niebla, mas todos se sairam muito bem na degustação comentada.
A feira contou com mais de 35 vinícolas, com muitos amigos meu dentre eles. Participantea da feira : Alchemy Wines; Atypical Wines; Butron Budinich; Chada Wines; Carter Mollenhauer; Casa Hernández; Casas De Bucalemu; Colectivo Mutante; El Portazo; Gandolini Wines; Las Veletas; J.O. Wines; Fuy Wines; Juan Segura; La Kura ; La Viña Del Señor; Lenclos Wines; Peralillo Wines; Prado; Mujer Andina; Rabelo & Ravelo ;Rock Wines; Tumuñan; Viña Ventolera, Vinos Copa; Vinos Cata Ugarte,; Vinos Alejandro Núñez; Vinos Peroli; Vinos Man; Viña Keltrewe; Viñateros De Raíz,; Vinos 3 Monos; Viña Primavento; Viña Las Cinco Hermanas; Punku Wines; Viña Casa Nicolas; Viña Encierra
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão