Meninas e meninos,
Heineken Inside The Star-Por dentro da estrela foi a experiência lúdica que o Grupo Heineken proporcionou a mim convidado como jornalista e para mais quem quiser agendar pelo site . Costumo lembrar a todos, leitores, cervejeiros ou não, clientes ou não, que a experiência “in loco” é a mais duradoura quando bem planejada e executada. É o caso desta viagem por dentro da estrela #insidethestar que a Heineken proporciona.
Heineken com sua Inside The Star vai além do conhecimento útil e necessário sobre o que seja esta bebida cerveja, comentando sobre a lei de pureza, sobre os componentes para termos uma cerveja de qualidade, como o lúpulo, aliás, motivo de uma postagem. Durante a pandemia postei sobre dicas de harmonização, exaltei a quantidade de mulheres que hoje fazem e bebem cervejas e uma dica de receita .
Mas voltando ao lúdico contexto da experiência #insidethestar na Heineken, gostei muito quando de maneira leve e descontraída as instruções sobre a bebida são passadas, como no momento que foi esclarecido sobre as cervejas de baixa e alta fermentação. Vejam abaixo sobre as cervejas:
Classificação básica das cervejas:
Pela legislação brasileira a cerveja poderá ser denominada: Pilsen, Export, Lager Dortmunder, München, Bock, Malzbier, Ale, Stout, Porter, Weissbier, Alt e outras denominações internacionalmente reconhecidas que vierem a ser criada, observadas as características do produto original.
As cervejas são classificadas:
1 – Quanto ao extrato primitivo em:
a) Cerveja leve, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 5% e inferior a 10,5%, em peso:
b) Cerveja comum, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 10,5% e inferior a 12,5%, em peso:
c) Cerveja extra, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 12,5% e inferior a 14,0%, em peso:
d) Cerveja forte, a que apresentar extrato primitivo igual ou superiora 14,0%, em peso.
2 – Quanto à cor:
a) Cerveja clara:
b) Cerveja escura.
3 – Quanto ao teor alcoólico:
a) Cerveja sem álcool, quando seu conteúdo em álcool for menor que 0,5% em volume, não sendo obrigatória a declaração no rótulo do conteúdo alcoólico:
b) Cerveja com álcool, quando seu conteúdo em álcool igual ou superiora 0,5% em volume, devendo obrigatoriamente constar no rótulo o percentual de álcool em volume, sendo:
Cerveja de baixo teor alcoólico: a que tiver mais de 0,5 até 2,0% de álcool.
Cerveja de médio teor alcoólico: a que tiver mais de 2 até 4,5% de álcool.
Cerveja de alto teor alcoólico: a que tiver mais de 4,5 a 7% de álcool.
4 – Quanto à fermentação:
a) De baixa fermentação
b) De alta fermentação
Existem duas principais famílias de cervejas, que diferem basicamente na maneira como são fermentadas: Ale e Lager . Até meados do século 19, toda cerveja era produzida com um tipo de fermento que subia para o topo do tanque em forma de espuma.
Todas as cervejas do tipo Ale são produzidas a partir deste tradicional processo, que resulta em cervejas encorpadas, de sabores acentuados e cores diferenciadas. Porter, Stout, Bitter, Barley Wine, Pale, e India Pale são alguns dos estilos da família.
Por volta de 1835 surgiu um novo tipo de fermento, o Lager, que ficava depositado no fundo do tanque durante o processo. Este método ficou conhecido como bottom fermentation ou “fermentação no fundo” (de onde veio a “baixa fermentação” ). Em 1842, na cidade de Pilzen ( Pilsen em alemão ) produziram uma Lager mais clara que as tradicionais que se tornou o estilo de cerveja mais consumido no mundo: o Pilsen. Outros exemplos de Larger são: Bock, Ice, Draft, Light e Chopp.
Recomendo muito que os admiradores desta bela bebida fermentada se inscrevam no lúdico e instrutivo INSIDE THE STAR que a planta cervejeira da Heineken em Jacareí-SP proporciona: garanto que não vão se arrepender!
“Nossa garrafa verdinha é mundialmente famosa. E tem muito mais para você conhecer por dentro da estrela do Grupo HEINEKEN! Em nossa Cervejaria de Jacareí está a primeira experiência INSIDE THE STAR. Mergulhe na história da Heineken®, da fundação à globalização, e conheça todas as marcas que compartilham da mesma origem e qualidade, de Amstel à Devassa, de Eisenbahn à Baden Baden. Aprenda de perto sobre o processo cervejeiro e deguste o chope mais fresco que você já provou”.
A experiência é gratuita, com duração média de 1 hora e meia, e ao final temos uma loja com itens exclusivos para você levar para casa. Aceitamos apenas cartões de crédito e débito. É necessário agendamento prévio.
Viajamos com o apoio do pessoal da Edelman , agência que cuida da conta.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão