Meninas e meninos,
A Indicação Geográfica Campanha Gaúcha foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. Vigora desde o dia 05 de Maio, quando foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2574. A concessão da indicação geográfica (IG) “Campanha Gaúcha”, foi na espécie Indicação de Procedência-IP, para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes
A Indicação Geográfica Campanha Gaúcha será a sexta IG do estado do Rio Grande do Sul para o segmento de vinhos. A partir de agora, todos os produtores de vinhos que estiverem dentro da região demarcada e seguirem as normas contidas no regulamento de uso, poderão utilizar a IG em seus produtos.
A delimitação territorial de 44.365 quilômetros quadrados abrange municípios ou distritos de: Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Piraí, José Otávio, Dom Pedrito, Ibaré, Maçambará, Bororé, Encruzilhada, Torquato Severo e Joca Tavares.
Mas o que é a uma Indicação Geográfica?
A Indicação Geográfica –IG- identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tenha origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço.
Indicação de Procedência –IP– é o nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço.
Denominação de Origem –DO– é o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Estas IP e DO, servem exatamente para preservar as tradições locais de modo geral, e claro, ajudam e muito melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional.
Já que mencionei que são seis as IP no estado do RS, vejam a listagem delas:
-Monte Belo
Pinto Bandeira https://divinoguia.com.br/pinto-bandeira-ja-tem-seu-selo-de-indicacao-de-procedencia/
-Altos Montes
Fora do RS Temos:
-Vale do Submédio São Francisco
-Vales da Uva Goethe
A partir de agora, todos os produtores de vinhos que estiverem dentro da região demarcada (44.365 km²) e seguirem as normas contidas no regulamento de uso – denominado Caderno de Especificações Técnicas – poderão utilizar a indicação geográfica em seus produtos. A IG foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.
Atualmente, existem 77 registros no INPI, sendo 56 indicações de procedência nacionais e 21 denominações de origem (12 nacionais e nove estrangeiras).
Associação Vinhos da Campanha:
Fundada em 2010, a Associação Vinhos da Campanha tem por objetivo aperfeiçoar as técnicas de produção nos vinhedos, a fim de padronizar a qualidade da uva e aumentar sua competitividade.
Características da região:
A região da Campanha situa-se no Paralelo 31 – o mesmo das melhores regiões produtoras de vinhos do mundo. Distingue-se pelo rigoroso inverno, luminosidade, amplitude térmica, solos privilegiados e poucas chuvas durante a maturação.
A topografia de suaves coxilhas permite a mecanização da cultura e técnicas especiais de manejo do solo. Tudo isso favorece o amadurecimento pleno dos frutos, traduzindo-se em vinhos aromáticos, frutados, potentes e de boa graduação alcoólica natural.
Além disso, todos os vinhedos da região são cultivados no sistema espaldeira, que permite a produção de uvas de qualidade superior. Atualmente, a região é considerada um polo de produção de vinhos finos.
Data da fundação
Março 2010
Produtores:
Almadén
Associação Quaraiense de Fruticultores
Bela Vista State
Bodega Sossego
Cooperativa Vitivinicola Aliança
Cordilheira de Sant’Ana
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Guatambu Estância do Vinho
Seival Estate
Vinhedo Routhier & Darricarrerè
Vinhos Dom Pedrito – Rigo Vinhedos
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Peruzzo
Vinho Don Thomaz y Victoria
Vinhetica
Todas as informações foram obtidas de fontes oficias, Embrapa Uva e Vinho, INPI, Associação Vinhos da Campanha.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão