Meninas e meninos,
Miolo confirma quarta safra lendária em 2023. É a quarta safra lendária em seis anos, com qualidade das uvas colhidas em todas as unidades do grupo. Esta safra 2023 impressiona e confirma a quarta edição da coleção “Os Sete Lendários” . A colheita fechará neste ano em aproximadamente 10 milhões de quilos, totalizando algo como 10 milhões de garrafas.
Com a safra 2023 finalizada nas três unidades da Miolo Wine Group do Rio Grande do Sul: Miolo (Vale dos Vinhedos), Seival (Candiota) e Almadén (Santana do Livramento), a empresa confirma a qualidade excepcional, repetindo as performances de 2018, 2020 e 2022. A safra no Vale do São Francisco (BA), na vinícola Terranova (Casa Nova), também foi ótima.
Segundo Adriano Miolo, diretor superintendente e winemaker chief do Grupo Miolo, em entrevista ao Divino Guia, o fato de repetirmos uma safra excepcional-a quarta em seis anos-configura algo inédito na vitivinicultura brasileira . A qualidade das uvas cultivadas em cada terroir, projetando vinhos e espumantes de excelente qualidade, só aumenta a responsabilidade da Miolo, ao elaborar seus rótulos.
“Esse evento é algo inédito na qualidade das safras de uva no Rio Grande do Sul. Pois possibilita entregar uma sequência de vinhos de alta qualidade, que deverão permanecer no mínimo uma década no mercado, que contribuirá para reforçar a imagem do vinho brasileiro que conquista cada vez mais espaço junto ao consumidor”, falou Adriano.
Para termos uma ideia, abaixo a estimativa de produção:
MIOLO WINE GROUP – NÚMERO TOTAIS SAFRA 2023
Quilos de uvas: aproximadamente 10.000.000
Garrafas: aproximadamente 10 milhões
MIOLO – Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves – RS) – 500 mil quilos de uvas
(100 ha).
SEIVAL – Campanha Meridional (Candiota – RS) – 1,8 milhões de quilos de uvas
(200 ha).
ALMADÉN – Campanha Central – (Santana do Livramento – RS) – 4,5 milhões de
quilos de uvas (450 ha).
TERRANOVA – Vale do São Francisco (Casa Nova – BA) – Projeção de 3,2 milhões
de quilos de uvas (200 ha).
Para incrementar ainda mais a ocasião, em um jantar com a imprensa especializada no NB Steak, nos foram apresentado, não apenas os rótulos já conhecidos, apesar de ainda em Avant-Première da safra 2023: Miolo Merlot Terror; Lote 43; Vinhas Velhas Tannat; Sebrumo; Quinta do Seival Castas Portuguesas e o Sesmarias; o rótulo em lançamento Miolo Reserva Malbec 2022, primeiro vinho com esta cepa em 34 anos, também foi apresentado!
A Miolo Wine Group nunca teve em sua trajetória de 34 anos um vinho elaborado com a variedade Malbec. De forma exclusiva na linha Reserva, a vinícola coloca no mercado um exemplar desta casta cultivada nos vinhedos da Campanha Gaúcha, no Bioma Pampa, o mesmo que começa na Argentina, abrange quase todo o território uruguaio e se estende em terras brasileiras. É o Miolo Reserva Malbec Safra 2022, um vinho que conquistou o time técnico da vinícola pela sua elegância e chega para fazer parte da família Miolo Reserva, agora com um portfólio de dez rótulos.
Com fermentação espontânea em foudres de carvalho e amadurecimento em barricas, o lote de apenas 27 mil garrafas já está disponível no mercado. Ao lançar a novidade a Miolo reforça a representatividade da linha que praticamente tem a mesma idade da vinícola. “Nosso primeiro vinho foi o Miolo Reserva Merlot Safra 1990. Foi com a linha Reserva que começamos nossa trajetória no mundo dos vinhos. Ao longo do tempo a família Miolo Reserva cresceu e hoje ganha mais um rótulo, resultado do nosso aprendizado constante na adaptação de castas, nos terroirs onde estamos presentes.”, destaca Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo Wine Group.
Falar dos vinhos degustados da safra do ano requer cautela. Também um pouco de previsão futurística quanto à evolução, afinamento em barricas etc…
Mas não vou me furtar a comentar sobre os dois que me chamaram mais a atenção, mesmo no estágio em que se encontravam na ocasião da degustação fantástica:
Miolo Lote 43 com um frutado exuberante no olfato, este ícone, corte de Merlot(60%) e Cabernet Sauvignon D.O Vale dos Vinhedos, apresentou também bolacha maizena, cravo, chocolate, sherry. Em boca confirma totalmente o olfato, acrescido de um frescor lembrando mentol e mais especiarias picantes e doces. A acidez impressiona, e os taninos também.
Miolo Sebrumo um puro sangue Cabernet Sauvignon da Campanha Meridional. Olfato frutado, especiarias, caramelo, sutil floral(lembra o adocicado da flor de laranjeira). Em boca confirma o olfato, com ótima acidez, taninos idem, e o caramelo em final de boca.
Parabéns ao enólogos, agrônomos, time de colaboradores da Miolo Wine Group, mais uma safra impecável, fruto do trabalho, dedicação e profissionalismo.
Assessoria de imprensa ConceitoCom Brasil
Lucinara Masiero – MTB 16.950
54 9 9151.0006 – [email protected]
@lucinaramasiero
Conceitocom Brasil – @agenciaconceitocom