Meninas e meninos,
Miolo Single Vineyard apresenta os lançamentos Alvarinho 2021 e Cabernet Franc 2020. Os enólogos Adriano Miolo e Miguel Ângelo discorreram sobre a série de rótulos Single Vineyard que provêm de parcelas específicas de cada terroir escolhido.
Há um belo kit contendo seis vinhos de micro lotes especiais denominado Miolo Single Vineyard Terroir Explorer, e são eles: Alvarinho-Riesling Johannisberg-Pinot Noir-Syrah-Touriga Nacional-Cabernet Franc.
1-Alvarinho 2021-Campanha Meridional-Candiota-RS.
2-Riesling Johannisberg 2020-Campanha Central-RS
3-Pinot Noir 2020-Campanha Meridional-RS
4-Syrah-Vale do São 2020 Francisco-BA
5-Touriga Nacional 2020-Campanha Meridional-RS
6-Cabernet Franc 2020-Campanha Central-RS
Os lançamentos da Miolo, o Alvarinho 2021 e o Cabernet Franc 2020, tema das explanações dos enólogos, são vinhos exuberantes, finos, equilibrados, cada um a seu modo.
O Alvarinho, um ótimo vinho desta casta. Diferente? Sim, o terroir o distingue! Visual bem clarinho, palha, com sutil verdeal contra a luz e brilhante. Olfativamente aromas de frutas brancas, algum cítrico e floral surge. Em boca confirma o olfato, apresenta acidez/frescor fantástico. Não fez malolática, o que realça a nitidez do frescor. Uma mineralidade aparece lembrando pedra sabão, total equilíbrio entre dulçor, é seco, o álcool em 12,5% e a acidez. Vinho para beber solo ou acompanhado de variadas gastronomias.
O Cabernet Franc 2020, gostei muito. Visual rubi bem brilhante. Olfato frutado com ameixas. Especiarias vão surgindo desde as doces como cravo e nos moscada, até as picantes como a páprica, e também um canforado refrescante. Em boca, confirma o frutado e as especiarias. Acidez nítida e em equilíbrio com taninos bem postos e álcool com 14,5%. Longo, generoso no retro olfato com passagem de 12 meses em barricas francesas de 2º uso, tem equilíbrio e não se sobressai.
Obs: Vinhedo plantado em 1999, na Almadén
, uma relíquia da Miolo na região.
Sinto-me privilegiado pelo convite, e só tenho a agradecer aos amigos Adriano Miolo, Miguel Ângelo e à assessoria de imprensa ConceitoCom Brasil
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão