Meninas e meninos,
Os vinhos Mysterius envazados em latas pela Vinícola Guatambu, chegaram a mim como um mimo, enviado pela Guatambu e pela NotíciaExpressa. A nova bebida pretende descomplicar o consumo de vinhos para o público jovem brasileiro, e para os “jovens de espírito” de todas as idades.
Conheço a Guatambu faz anos, e confio em seus produtos, e amanhã, dia 25 de Março, estarei presente em uma live de “lançamento” do Mysterius.
Consumo de vinhos
O consumo de vinhos aumentou durante a quarentena e pandemia, certamente aumentou, mas os números são conflitantes a depender de quem levantou a pesquisa. Mas o que fica é que sim, houve um aumento do consumo.
O hábito de se degustar um bom vinho terá que se tornar cultural dentre nós, para melhorarmos e aumentarmos o consumo consciente e responsável, e os vinhos em lata, como o Mysterius, e tantos outros, deverá contribuir para o papel de democratizar o consumo.
Mysterius, o começo.
Para aproveitar o momento e ajudar na democratização do vinho, a Vinícola Guatambu, juntamente com um grupo de empresários, desenvolveu o vinho Mysterius.
Ariel Kogan é de Mendoza, Argentina, e trabalha no universo do vinho desde 2009. Conheci faz alguns anos quando nos mostrou em um almoço, seus vinhos Regeneración
Kogan tem histórico no ativismo socioambiental em prol do desenvolvimento sustentável, e, em uma conversa sobre esse cenário e sobre a mudança de consumo de vinhos mantida com Valter Pötter, proprietário da Vinícola Guatambu, foi dado o pontapé inicial na ideia do Mysterius, um vinho em lata!
O time
Para completar o projeto, Ariel convidou o argentino Pablo, publicitário especializado em construção de marca e o empresário brasileiro Rafael Donatiello, com ampla expertise em vendas on-line e marketing digital. Assim se formou um time que deu origem à criação do Vinho Mysterius.
“O Brasil tem um potencial enorme para comportar essa nova tendência. Tanto para as novas gerações, quanto consumidores mais assíduos têm consumido vinho cada vez mais, sempre buscando novas experiências de formatos e sensoriais”, explica Ariel Kogan, diretor comercial.
“O lançamento do Mysterius é um marco para nós, da Guatambu. Além da praticidade, tem como diferencial o cuidado com o meio ambiente e a grande qualidade dos produtos”, declara Valter Pötter.
Essência Mysterius
Os vinhos Mysterius não se revelam de uma vez. Não são óbvios. Suas uvas amadurecem lentamente no silêncio e imensidão do pampa gaúcho. São cuidadosamente selecionadas e escondem uma sutileza que precisa ser investigada, descoberta.
Para entender o enigma dos vinhos Mysterius, é preciso chegar de mansinho, de coração aberto, que o sabor oculto irá, aos poucos, se mostrar em todas suas nuances e delicadeza.
Os predicados do vinho em lata.
O Mysterius é um vinho em lata, que traz inúmeros predicados: é reciclável , além disso, devido ao isolamento com o ambiente externo, e a vedação à entrada de luz, a lata esfria mais rápido, protege o vinho dos raios UV e preserva todo o seu sabor.
São democráticas e descomplicadas. As belas ilustrações são do artista plástico Fabio Issao. “A lata deixa a experiência mais despretensiosa, colocando de lado a cultura de ter de escolher a melhor taça ou harmonizar com o prato correto.” – explica Rafael Donatiello, diretor de marketing.
São duas opções: O Mysterius Veraz é um vinho tinto seco com 14% de álcool e corte de Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Tannat.
O Mysterius Intuição é um sedutor espumante da uva Glera, mais conhecida como Prosecco, com 11,5% de álcool com aromas, borbulhas e todo o frescor característico desta cepa.
“O Mysterius nasce para fazer um convite a todos sobre um novo estilo de beber vinho, sem muitas formalidades”, declara Pablo Nobel, sócio responsável pela comunicação.
Sobre a Guatambu
Conhecia a vinícola de nome, porque sou amigo do enólogo Alejandro Cardoso, mas foi no V Concurso Internacional de Vinhos, em 2010, onde fui um dos jurados, onde a Guatambu ganhou medalhas e que conheci pessoalmente a Gabriela Pötter, enóloga da Guatambu
A Vinícola Guatambu já foi premiada inúmeras vezes, com seus rótulos Épico e Rastros do Pampa Tannat como Melhores Tintos Brasileiros pelo Guia Descorchados e Guia Adega, bem como seu espumante Guatambu Nature, considerado como um dos melhores da categoria por estes Guias.
A vinícola ainda carrega o conceito de sustentabilidade desde a produção das uvas até em seu complexo enoturístico: recebeu, em 2017, o Selo Solar por produzir 100% da energia consumida através de energia solar, uma fonte totalmente renovável.
A função sócio ambiental jamais poderia ficar de fora do projeto: uma parte dos recursos obtidos com a venda dos vinhos Mysterius irá para o reflorestamento na região do Pampa Gaúcho com espécies de árvores nativas.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão