Meninas e meninos,
Vinhos da Península de Setúbal 2020 aconteceu virtualmente, mas não sem vinhos. Bacalhôa Moscatel Roxo, Dona Ermelinda Reserva, Venâncio Costa Lima Palmela, Alambre Moscatel de Setúbal foram degustados nesta ordem durante a masterclass.
Como já é tradicional, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal promoveu um encontro com convidados, mas desta vez, virtualmente. Fomos agraciados, nós os convidados, com um kit promocional e quatro vinhos para serem degustados durante o encontro regido pelo sommelier Diego Arrebola.
Com de costume também a Andrea Fantoni, da Rede Interação, que assessora a Península de Setúbal, não mediu esforços para realizar o evento que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, e agraço sempre por seu profissionalismo, pela simpatia e generosidade para com este jornalista.
Foi, como de praxe, muito interessante, pois os vinhos da Península de Setúbal são bem variados em estilos e denominações. No Divino Guia encontrarão vários textos sobre a região.
Aqui poderão ver quão variada é a região da Península de Setúbal com DO’s e IG’s.
Os vinhos degustados.
1-Bacalhôa Moscatel Roxo I.G Península de Setúbal Rosado 2019 foi uma grata surpresa. Vinho apresentado por Antônio Mendonça.
Muito interessante por se tratar de uma uva com uma área plantada bem pequena, e normalmente utilizada para os famosos fortificados. No visual é quase provençal, olfativamente me lembrou muito a toranja e notas florais a rosas se sobressaem. Em boca, vinho equilibrado, com ótimo frescor e bom corpo, sem, contudo deixar fim de boca com amargor.
Para harmonizar, tem um leque grande de opções começando pelos frutos do mar tanto em aperitivos como em pratos com a caldeirada. Queijos de massa mole, aves, massas com molhos à base de lácteos e amidos.
2-Dona Ermelinda Reserva D.O.Palmela 2017, corte com Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, vinho apresentado por Marcio Ferreira que lembrou do enólogo que o elabora o Jaime Quendera, que conheci ano passado na Adega de Pegões
No visual é bem rubi com toques violáceos. Olfato frutado, especiarias-estagia 12 meses em barricas e mais 8 meses em garrafa entes de sair ao mercado- Em boca se confirma o frutado e as especiarias, taninos bem presentes, gosto disso, equilibrado, ótimo frescor.
Harmonizações
Para harmonizar com o Dona Ermelinda Reserva, o ideal são os pratos mais encorpados, carnes vermelhas em geral podendo ser assadas, grelhas ou ensopadas. As caças também são bem vindas, tanto as de pelo como as de penas, os embutidos, queijos mais curados e salgados.
Os outros vinhos apresento em outro texto.
Andrea Fantoni-Rede Interação
Vinhos da Península de Setúbal
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão