Meninas e meninos,
Tabali um encanto e aprendizado inesquecíveis é o que me faz dar título a este texto. Levado a conhecer esta excelente vinícola do vale de Limarí pela Brandabout, empresa que já mencionei por diversas vezes e que presta excelente trabalho no sentido da difusão dos vinhos e outras atividades do agronegócio no Chile, a visão deste pedaço do Chile, seu solo, o vento, a arte e seus vinhos ficaram em mim gravados como tatuagem.
Não é de agora que reverencio esta bodega Tabali como um ícone para mim, pois seus incríveis vinhos e as incríveis pessoas que nela trabalham, faz com que seus produtos sejam e estejam indiscutivelmente dentro os melhores do Chile.
Falar do Chile é sempre um prazer enorme para este admirador dos encantos daquela terra, com seus solos cheios de pureza natural, uns vulcânicos, alguns com gelo, outros com areia e sal e outros com pedras. Uns ao nível do mar e outros nas alturas da Cordilheira do Andes, mas todos produzindo e muito bem seus vinhos.
Faz uns dois anos degustei com o amigo Felipe Müller o enólogo chefe da Viña Tabali, vinhos que até indiquei como ótimos para as festas vejam no site Divino Guia
Mas desta feita, quero veementemente conclamar aos enoturistas brasileiros que em sua próxima visita ao Chile, não deixem de marcar uma visita à Tabali, verão muita riqueza e belezas preservadas da história por lá, e como o homem trabalha a aridez do vale de Limarí, tirando dele ótimos vinhos.
Venta tanto por lá que telas de proteção são colocadas entre as aleiras das parreiras para protegê-las do excesso de desidratação e queimaduras, quando combinadas com o frio das noites e o calor do dia. Solos pedregosos, vulcânicos, salinos,calcáreos e litorâneos, lá no Limarí tem de tudo um pouco e são muito bem explorados em todo o potencial de cada região produtora, resultando em vinhos únicos.
Mas em minha visita faz um ano, como disse, levado pela querida e eficiente Susana Gonzáles para conhecer esta vinícola, conheci também um pouco da história do local, em uma casa de hóspedes que me calou fundo, eu que reverencio a história das gentes e dos lugares, e me encanto com a beleza nua e crua das coisas de então.
Mas sem demora partindo para a degustação que foi memorável, com 12 vinhos, fora os que vinhos que nos foram ofertados para almoço e jantar, começo pela mesma ordem com que foram ofertados na cata.
1-Tabali Vetas Blancas Sauvignon Blanc 2-15, cítrico e floral, em boca mineral salino, confirmando o cítrico.
2-Tabali Talinay Chardonnay 2015 o meu branco eleito, passa 12 meses por barricas de vários usos que lhe dá uma untuosidade agradável. O mineral muito presente junto a uma fruta de polpa branca adocicada é elegante e equilibrado.
3-Tabali Talinay Pinot Noir 2014, também amadurecido em barricas de vários usos por 12 meses agrada muito, com chocolate, sherry, fruta vermelhas e especiarias, equilibrado em acidez e taninos, é fantástico.
4-Tabali Pedregoso Carmenere 2013 aparece com “carne”, floral e salinidade no olfato, em boca acidez boa, frutado e especiado.
5- Tabali Pedregoso Cabernet Sauvignon 2015, belo exemplar desta casta, frutado e vegetal, sem aparecer a pirazina demasiada. Em boca surge um chocolate ao fundo, especiarias e taninos incríveis.
6-Tabali Vetas Blancas Cabernet Franc 2014 com 14 meses em barricas, muito cravo no olfato, demais especiarias doces surgem um sutil canforado, em boxa o frutado elegante e acidez boa.
7-Tabali Talud Cabernet Sauvignon 2014 16 meses em barricas, um vinho que simplesmente é encantador. Tem uma gama enorme de aromas, começando pela fruta e passando por especiarias, confirma em boca o olfato, aliado a uma ótima acidez e uma “carne” fresca.
8- Tabali Vetas Blancas Syrah 2013 vinho que tem tudo o que precisa no olfato e em boca, mas como veio depois do Talud, deixou expectativa.
9- Tabali Transversal 2014 um corte de 55% Cabernet Sauvignon; 35% Syrah e 10% Cabernet Franc com 24 meses em barricas. Aqui a coisa ficou muito séria, vinho empolgante em todos os aspectos, tanto na gama aromática vastíssima, com em boca com taninos excelentes, indicando longevidade, acidez como poucos tintos terão, especiarias, frutado, ligeiro terciário aparecendo e delicioso no retrolfato. Meu vinho tinto da noite!
10-Payen 2012 um Syrah com 10% de Cabernet Franc e 36 meses em barricas. Canforado e frasco no olfato, frutado, especiarias, confirmando em boca estes atributos. Ótimo vinho de guarda.
11-Dois vinhos e recém-retirados das cubas para nos honrar, com ótimas perspectivas de futuros muito bons, os varietais 2017 Cabernet Franc lote 903 e Malbec lote 902, ambos frescos, com a fruta aparecendo e ainda merecendo seu repouso, mas prometendo muito, principalmente para mim o Cabernet Franc, cuja acidez impressiona.
Os vinhos da Tabali se encontram no Brasil na World Wine
O site da Tabali é bem esclarecedor e visitem esta que em minha opinião é uma das mais belas vistas e as belezas da natureza agreste.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão