Meninas e meninos,
Vinhos Cantina Vinnalegro, a vinícola musical de Lajeado-RS. Como sempre, procuro conhecer novas vinícolas, especialmente as brasileiras, e com a Cantina Vinnalegro não foi diferente.
Se não tenho agenda para ir visitar, ao menos procuro conhecer os vinhos da vinícola, assim, além de ampliar o leque de conhecimento, novos terroirs se incorporam ao meu saber de vinhos, e por vezes, novas variedades.
Não foi o caso de nova variedade na Vinnalegro, mas de uma variedade vinificada que resultou em um varietal muito interessante e digamos, fora da curva! A variedade é a Tannat, com uvas da Serra do Sudeste.
Esta cepa, a Tannat, em geral, precisa de um tempo em madeira, e especialmente no Novo Mundo, incluindo o Brasil, a preferência é para barricas de carvalho americano, para a uva em questão. No caso do Sinfonia, as barricas são usadas e de carvalho americano, onde o vinho amadurece por 12 meses.
Uma das características marcantes da Tannat é a sua acidez-entenda como frescor em boca-que demanda do enólogo um cuidadoso estudo para dar ao vinho, o equilíbrio necessário entre ela, os taninos e o álcool.
Coloquei o Sinfonia Tannat 2023 à prova em um churrasco familiar. Sempre procuro nestas ocasiões pessoas menos ou pouco acostumadas com o degustar de vinhos, pois suas impressões me são ricos apontamentos de quem, não sendo profissional, se baseia no famoso “gosto ou não gosto” que no fundo, é o que mais importa!
Digo que o Sinfonia foi aprovadíssimo por todos, ainda maias quando alertei, nas harmonizações dos vários cortes bovinos, as tendências para as melhores combinações.
A notável acidez proporciona momento agradáveis como os cortes, em especial os mais fibrosos, mesmo que sem gordura entremeada, explico: fibras mais duras precisam de maior mastigação, e consequente maior quantidade de saliva se forma, batendo de forma agradável em vinhos com maior frescor.
Minhas impressões
Estruturado, elegante e total equilíbrio entre taninos macios e resolvidos, álcool em 13,8% e acidez. No olfato muita fruta negra e também frutas passas, especiarias, algumas doces como baunilha, outras picantes como cravo e apimenta negra.
Em boca confirma o olfato com um sutil tostado que nem de longe é agressivo, e ajuda muita na harmonização com carne na grelha. Bom para carnes graxas, este exemplar desmistifica o que se costuma dizer desta cepa, que é tânica demais, demandando muito tempo de guarda. “SINTONIA FINA” num churrasco com variados cortes, como picanha, fraldinha, costela, prime rib e linguiça.
Para mim, a harmonização é sempre um prazer e uma busca!
Parabéns pelo exemplar de Tannat que agradou amplamente, incluindo aí os menos iniciados no vinhos.
RUA ALMIRANTE BAROSSO, 87
SÃO CRISTOVÃO, LAJEADO – RS
CEP: 95913-140
TELEFONE:
WHATSAPP: (51) 99626-6110
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão