Meninas e meninos,
Estou visitando Bento Gonçalves durante a Wine South America e também mais uma edição da Avaliação Nacional de Vinhos dia 28 deste. A feira me surpreendeu agradavelmente pelo volume de stands e representados de inúmeras vinícolas brasileiras e do cone sul americano.
Fico, como jornalistas que tem atuado muito para a divulgação dos vinhos brasileiros, feliz e orgulhoso de ver pujança do setor. Problemas há, e muitos, sempre e principalmente no tocante aos tributos. Nosso país, de dimensões continentais também oferece problemas na distribuição, mas os vinhateiros, as importadoras lutam bravamente contra os empecilhos, e os vão vencendo.
A Wine South America abre consolidada como maior feira de vinhos da America Latina.
Esta segunda edição iniciou com participação expressiva de compradores interessados em negociar com as mais de 300 marcas brasileiras e internacionais presentes.
A expectativa de fechamento de negócios na ordem de R$ 10 milhões é ancorada pelo crescimento de 20% no número de expositores e incremento de mais de 130% no número compradores convidados. O primeiro dia da feira registrou o dobro de profissionais visitantes na comparação com o mesmo dia da edição anterior, que compareceu para conhecer as novidades e negociar com as 300 marcas nacionais e internacionais presentes.
“Esse crescimento já nesta segunda edição se deve ao empenho do setor, ao fato de ser realizada no estado que é responsável por 90% da produção de vinhos no Brasil e também por fazer com que os compradores possam conhecer grande parte das vinícolas, visitar as regiões enoturísticas e vivenciar a emoção atrás do rótulo”, resumiu Marcos Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento.
O gerente Regional Serra do Sebrae RS, Cláudio Peiter, apresentou alguns números do apoio da entidade às micro e pequenas empresas na feira: o Sebrae é parceiro na realização dos projetos Comprador e Imagem (press trip), e dos estandes coletivos de micro e pequenas vinícolas dos estados do Rio Grande do Sul – com 29 vinícolas, e de Santa Catarina, com 14 empresas.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, lembrou-se de algumas conquistas setoriais nos últimos meses, como o fim do regime de Substituição Tributária no RS e a própria realização de uma feira internacional na Serra Gaúcha. “O objetivo agora é unirmos força para o desenvolvimento do setor e em pautas importantes que estão prestes a acontecer, como o fim da ST também em São Paulo e em outros estados que são grandes mercados para o vinho gaúcho”, sinalizou.
Por sua vez, o analista de Negócios Internacionais da Gerência de Agronegócios da Apex-Brasil, Alberto Carlos Bicca, resgatou como o projeto Wines of Brasil ajudou no desenvolvimento da qualidade do vinho brasileiro nas últimas décadas. “A exportação faz com que as empresas se tornem mais competitivas também no mercado interno”, destacou.
Na segunda edição da Wine South America a participação de vinícolas brasileiras está ainda mais expressiva com produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.
A adesão de produtores internacionais também é recorde, em razão de a feira estar sediada no maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Além do Brasil, outros 12 países estão confirmados no evento, com destaque para os espaços da Argentina, do Uruguai, e do Chile reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul.
Outros setores também têm destaque na Wine South America. O Azeite Experience – Salão do Azeite apresenta as últimas novidades do setor de olivicultura e o Spirits Brasil – Salão de Cachaça e Destilados é a vitrine para o mercado de bebidas destiladas e cachaças.
Programe-se
Hoje, 26/09, às 15h, no espaço Wine Conference, a Wine South America traz como um dos destaques a mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas pelos profissionais Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br), com mediação do gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil, Diego Bertolini.
Às 17h, no mesmo local, será realizada apresentação do movimento Pró-Vinho-do qual sou um dos fundadores- entidade interprofissional que tem como objetivo desenvolver estratégias para incentivar a cultura e o consumo de vinho no Brasil.
Ainda hoje ocorre a degustação dos vencedores do concurso 10 Star Wines, às 17h30, e dos Melhores Sucos, às 19h30, ambos no espaço Wine Tasting. No mesmo local, às 15h30, ocorre a masterclass Vini dei Campeoni di Italia, e às 16h30 a apresentação Vinhos do Sul da França.
Estímulo às produções gaúcha e catarinense
Localizada em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, a Maximo Boschi participou da Wine South America em 2018 e, neste ano, estará, mais uma vez, presente no estande coletivo do Juntos para Competir. Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos e espumantes, a vinícola é uma das 30 micro e pequenas empresas confirmadas no espaço.
Renato Antônio Savaris, enólogo e proprietário da Maximo Boschi, salienta a expertise e a credibilidade do programa Juntos para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS), aliadas ao público qualificado e profissional da feira, para o sucesso da primeira edição. A vinícola gaúcha fechou negócios com oito distribuidores e representantes de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
“Foi o stand mais visitado, tinha muito movimento. Chamava muita atenção dos compradores pela quantidade de empresas e pela concentração de novidades. É uma parceria mútua, de qualidade e respeito. Se não fossem as instituições, não teríamos como viabilizar esta ação”, pontua Savaris.
Patrícia Mazon, proprietária da vinícola Vigna Mazon, de Santa Catarina, e secretária da diretoria da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe de Urussanga (ProGoethe), conta que além de desdobramentos comerciais, a região dos Vales da Uva Goethe, única Indicação Geográfica brasileira fora do solo gaúcho, também ganhou em imagem durante e após a Wine South America. Neste ano, a empresa dela estará com outras 14 vinícolas catarinenses no estado coletivo do Sebrae SC.
“O grande retorno foi a divulgação da região e os vinhos brancos elaborados nos Vales da Uva Goethe. Ficamos conhecidos como vinho jovem, alegre, da nova geração. Conseguimos maior espaço de mercado, passamos a ter representantes comerciais no Rio de Janeiro, nos aproximamos da mídia especializada e também notamos que, após a participação no evento, também houve aumento no fluxo de turistas na região”, afirma a empresária.
Além do Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 90% da produção de vinhos no Brasil, e de Santa Catarina, outros estados têm se destacado na elaboração de produtos vitivinícolas. Paraná, na região Sul; São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, na região Sudeste; Bahia e Pernambuco, no Nordeste, além de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste.
Confira algumas das vinícolas brasileiras presentes em stands coletivos:
Adega de Vinhos Domenico Bertolini – Garibaldi (RS)
Batalha – Candiota (RS)
Bodega Sossego – Uruguaiana (RS)
Cainelli – Bento Gonçalves (RS)
Campos de Cima – Itaqui (RS)
Cárdenas – Mariana Pimentel (RS)
Casa del Nonno – Urussanga (SC)
Casa Pedrucci – Garibaldi (RS)
Cerros de Gaya – Bagé (RS)
Cordilheira de Sant’Ana – Santana do Livramento (RS)
Courmayeur Espumantes e Vinhos – Garibaldi (RS)
Cristofoli Vinhos de Familia – Bento Gonçalves (RS)
De Noni – Urussanga (SC)
Don Affonso – Caxias do Sul (RS)
Don Miguel – Garibaldi (RS)
Gazzaro – Flores da Cunha (RS)
Guatambu – Dom Pedrito (RS)
Hiragami – São Joaquim (SC)
Leone Di Venezia – São Joaquim (SC)
Lovara – Bento Gonçalves (RS)
Lovatel Vinícola – Caxias do Sul (RS)
Maximo Boschi – Bento Gonçalves (RS)
Mena Kaho – Bento Gonçalves (RS)
Pericó – São Joaquim (SC)
Peruzzo – Bagé (RS)
Pueblo Pampeiro – Santana do Livramento (RS)
Quinta Don Bonifácio – Caxias do Sul (RS)
Salvattore – Flores da Cunha (RS)
Santini Indústria Vinícola – Caxias do Sul (RS)
Serra do Sol – Urubici (SC)
Suzin – São Joaquim (SC)
Thera – Bom Retiro (SC)
Vaccaro Vinhos e Espumantes – Garibaldi (RS)
Vigna Mazon – Urussanga (SC)
Villa Francioni – São Joaquim (SC)
Villaggio Bassetti – São Joaquim (SC)
Villaggio Conti – São Joaquim (SC)
Vinhedos Capoani – Bento Gonçalves (RS)
Vinhedos do Monte Agudo – São Joaquim (SC)
Vinhética – Santana do Livramento (RS)
Vinhos Marzarotto – Flores da Cunha (RS)
Vinhos Quarezemin – Içara (SC)
Vinhos Trevisol – Urussanga (SC)
Weber – Crissiumal (RS)
Zanella – Antônio Prado (RS)
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão