Meninas e meninos,
Uma das coisas que mais me dá prazer é cozinhar, e digo, só sei cozinhar degustando um vinho! Harmonizar a gastronomia, seja ela qual for com vinhos, é um enorme prazer e sempre um aprendizado, pois a arte da cozinha com suas nuances ao redor dos temperos e modos de cocção, fazem com que muitas das vezes, a teoria não seja bem aceita na prática.
Minha maneira de ir para a cozinha talvez difira de muitos, pois às vezes penso no que fazer com antecedência, mas outras abro a geladeira, vejo o que tem nela e parto para a confecção de alguma coisa que aproveite os legumes, as carnes, os queijos, as sobras.
Desta vez pensei com antecedência em fazer uma costela bovina ao forno com sal grosso, ervas aromáticas, pimenta do reino e azeite. O corte, aquela peça que se chama costela de ripa veio com um bom pedaço do alcatra, ideal para o meu intento de também harmonizar com um vinho chileno da cepa Malbec, o La Moneda Reserva, importado pelo Sam’s Club do grupo Walmart.
Arroz ou massa seriam as guarnições, mas fiquei com a massa, pois tinha alguns tomates maduros e cenoura que precisavam ser usados, além de um final de toucinho defumado e meia linguiça calabresa, usei tudo.
Não vou aqui fazer apologia de meus dotes culinários, mas que ficou sensacional ficou, sem falsa modéstia, e o vinho que já havia provado antes, com um frutado exuberante, equilibrado em álcool, apenas 12,5%, e com boa acidez, faria um contraponto perfeito ao assado mais graxo, e o carboidrato da massa, que levou o molho de tomates e muitas especiarias.
Estas experiências de harmonizar os vinhos, as cervejas, enfim com as gastronomias mais variadas é um ótimo exercício para que nossa aprendizagem sobre esta arte se aperfeiçoe e evolua, além é claro, do prazer de vermos que juntando os fatores bebida e gastronomia, o resultado é soma!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão