Meninas e meninos,
Não quero ser recorrente, mas, tenho que falar novamente do Restaurante Basilicata. Desde que inaugurou faz um ano neste mês de Março que já vai se findando, o Chef Rafael Lorenti tem incrementado e mudado algo em seu cardápio a cada 6 meses mais ou menos.
Com grande inventividade o Chef consegue manter sua linha de manter-se fiel à “cucina povera”, ou seja, “cozinha pobre”, e convenhamos que de pobre mesmo só o espírito de quem não reconhece que a cozinha afetiva dos lares de qualquer país do mundo, e que utiliza ingredientes ditos menos nobres, é riquíssima, saborosa e de grande valor nutricional.
Atento a isto, o jovem Chef Lorenti que comanda com maestria a cozinha do Restaurante Basilicata, que antes era padaria e empório, mas agora é Pão Empório e Restaurante, introduz novidades, mudanças, criações pessoais, em seu cardápio, e com grandes resultados em pratos saborosos e ao mesmo tempo tradicionais do sul da Itália.
Pois bem, para comemorar o primeiro aniversário da casa, um cardápio especial, com pratos autorais que utilizam Cime di Rapa e ‘Nduja que vêm a ser respectivamente folhas de nabo italiano, e o ‘Nduja, um embutido calabrês feito à base de carne suína, peperoncino e páprica, ingredientes que são quase ou totalmente desconhecidos nossos, e até mesmo de outras regiões italianas.
Cucina povera por aproveitar os talos, as folhas e muitas das vezes as cascas de verduras e legumes? Quem nunca comeu doce de cascas de melancia ou bolo de casacas de banana, ou refogou os talos da couve junto com suas folhas, ou até comeu as cascas das batatas doces e mandioquinhas fritas como aperitivo? Parabéns Chef Lorenti.
Três dos pratos do cardápio são compostos pelo Cime di Rapa e pelo ‘Nduja, como o Ricchitelli com Cime di Rapa (massa artesanal com linguiça preparada na casa e acompanhada com Cime di Rapa) e o Pancia di Maiale (barriga de porco feita com vinho rosé e cocção longa – 12hs – com feijão branco refogado, purê de Cime di Rapa e o Cime di Rapa refogado).
Utilizando o ‘Nduja, o Chef criou o Gnocchi com ‘Nduja (gnocchi de batata doce roxa na manteiga, sálvia, vinagre balsâmico, raspas de limão Siciliano acompanhado por ‘Nduja artesanal da casa).
Vejam mais do Basilicata no site Divino Guia.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão