Meninas e meninos,
Larentis apresenta o espumante Cuvée Spéciale Brut Rosé, ou melhor, apresentou este belo lançamento em fins de 2018. Conheço a Larentis faz muitos anos, apesar de que faz muito tempo que não os visito, conheço seus produtos e o trabalho bem feito desta vinícola.
Uma das últimas vezes em que estive na Larentis, lembro que em companhia de um querido amigo que já não mais está dentre nós, o jornalista Ucha, provamos um vinho das barricas que viria a ser o ícone da casa o Larentis Mérito. Na ocasião, degustamos junto ao André Larentis, visto sermos apreciadores de vinhos brasileiros e sabedores que o vinho ainda não estava pronto, mas já denotava toda a sua força e potencial.
Este vinho, safra 2012 que está no site, é um corte com as melhores uvas dos vinhedos da família, no Vale dos Vinhedos, e leva 62% de Merlot, 15% de Cabernet Sauvignon, 15% de Marselan e 8% de Ancellotta.
Aliás, a Merlot, na Larentis é um espetáculo e muito bem trabalhada, e o Mérito estagiou em uma mescla barricas francesas e americanas por 15 meses e mais 18 meses em cave para chegar ao que é hoje, pena não ter degustado depois de totalmente pronto.
Mas quero mesmo falar do lançamento de espumante que me empolgou sobremaneira, chego a dizer que foi o espumante brasileiro que mais gostei dos que degustei ultimamente, o Cuvée Spéciale Brut Rosé.
Um espumante Rosé Brut elaborado pelo Método Tradicional com as variedades que receberam o aval para a DOC Vale dos Vinhedos, a Chardonnay e a Merlot.
Com corte de 65% Chardonnay e 35% Merlot, com uvas procedentes das parcelas escolhidas dos vinhedos da Larentis, o nome Cuvée não é sem razão. Após a segunda fermentação na garrafa, o espumante ficou no mínimo 18 meses em autólise, tempo em contato com as leveduras, agregando complexidade, ideal para os paladares mais exigentes.
Muito aromático, sem ser enjoativo com fruta madura, exibe uma sutil mineralidade sentida, ao menos por mim, apenas no olfato. Em boca uma untuosidade fantástica e um frescor absoluto o tornam ideal para variadas harmonizações gastronômicas.
Sua cor é linda, um rosado elegante, mais forte que o assim chamado provençal, mais claro que o acobreado, quase salmão, tem 12,5% de álcool, e alerto que para ser totalmente aproveitado, deve ser degustado bem refrescado, ao redor dos 6ºC, ou até menos com este calor que atravessamos.
Chamou-me muito a atenção este espumante, e peço que os leitores tirem suas conclusões, degustando e aproveitando todo potencial deste espumante.
A Larentis, vejam no Divino Guia tem também um trabalho consistente no enoturismo faz muito tempo, e estamos na época da colheita, consequentemente, todas as atividades inerentes ao processo levam o turista a ter experiências lúdicas na vinícola, com os famosos piqueniques e colheitas noturnas.
Larentis http://www.larentis.com.br/pt/
WhatsApp +54 54 98437 7729
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
.