Meninas e meninos
Masterclass Descorchados 2022 com o painel Melhores Espumantes sendo 8 dos melhores pontuados, indo de 93 a 96 pontos no guia. O Descorchados 2022 foi presencial, e todos estavam muito contentes e ansiosos para este evento. O guia é sempre muito bem vindo com as indicações de vinhos e espumantes que mais chamaram a atenção dos degustadores.
Nesta masterclass que participei, com espumantes já meus conhecidos, e outros não, pude perceber uma tendência, o frescor está cada vez mais presente nas vinificações com borbulhas.
Parece incoerente falar nisso, mas algum tempo atrás, os vinhos espumantes estavam sendo direcionados quase sempre para a untuosidade, austeridade e corpo. Não que não possam ser assim vinificados, mas pela própria bebida, melhor que sejam frescos, mais leves, mais alegres, mesmo com corpo e untuosidade.
Os não filtrados e os vinificados com leveduras autóctones também são bem vindos, embora, em menor número, até porque quase sempre são engarrafadas poucas unidades.
Vamos ao painel apresentado pela ordem degustada:
1-Otronia Espumante 2018, um 100% Chardonnay patagônico argentino, apresentou no olfato um frutado doce, tanto cítrico quanto de frutas brancas. Untuoso, após algum tempo os frutos secos também se apresentam. Em boca é seco, confirma o cítrico e aparece a bolacha maisena. Recebeu 94 pts no guia.
2- Zulma Cero Dosage da bodega El Viaje do Uruguai, um dos muitos vinhos do mago das borbulhas Alejandro Cardoso. Olfato com frutado doce, acidez direta, blend de Pinot Blanc e Chardonnay. Tomada de espuma em garrafa com rolha, dando alguma complexidade e sutileza. Em boca confirma o olfato, utiliza leveduras encapsuladas. Recebeu 94 pts no guia.
3-Vladivieso Centenario Blanc de Blanc 2014 da vinícola chilena muito reconhecida. Olfato com bala de hortelã, dando frescor. Delicado e equilibrado apesar da idade, com acidez bem presente. Permanece sur lies por 4 anos. Recebeu 95 pts no guia.
4-Morandé Blanc de Noir 2013, da famosa Morandé chilena. O Pinot Noir vinificado em branco dá estrutura para o espumante. Aromas de frutas e bem maduras a sobre maduras. A acidez é fulminante! Incrível até pela idade. Leva também no corte a Chardonnay. Gostei muito deste exemplar! Recebeu 96 pts no guia.
5-OTTO Sur lie Nature, espumante da Adega Refinaria de Bento Gonçalves que originalmente vinificou para comemorar os oito anos da empresa, mas deu tão certo que entrou para o catálogo nos anos seguintes. Olfato com frutado cítrico de limão Siciliano, borbulhas finas e intensas. Bom equilíbrio. Recebeu 94 pts no guia.
6-Cave Geisse Leveduras Autóctones Nature 2015, mais um excelente espumante da inquestionável Cave Geisse. Corte tradicional da vinícola de Pinto Bandeira com Chardonnay e Pinot Noir. Olfato elegante com frutado cítrico. Untuoso no olfato e em boca. O floral sutil aparece. Recebeu 93 pts no guia.
7-Casa Valduga 130 Brut Rosé, muito conhecido e festejado espumante da vinícola da Serra Gaúcha, tem uma cor muito delicada. Corte de PN e Chardonnay é muito floral no olfato e também bastante frutado com frutas vermelhas maduras. O equilíbrio entre acidez, álcool e dulçor é o ponto forte. 36 meses em garrafa. Recebeu 93 pts no guia.
8-Estrelas do Brasil Tradicional Nature Rosé um P.Noir da vinícola de Faria Lemos, Serra Gaúcha. Outro que na cor é tão sutil que precisa ser examinado contra a luz. Borbulhas finas, olfato de bala de frutas e floral suave. Uma característica dos espumantes do Alejandro Cardoso é utilizar leveduras encapsuladas, e este exemplar também tem tomada de espuma com garrafa arrolhada como alguns Champagnes millesimé. Blend de safras no vinho base 2016/2017 e 2018. Recebeu 93 pts no guia.
Mais um grande evento Inner Group Descorchados
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão