Meninas e meninos
Minestrone, ou a Grande Minestra, é ao mesmo tempo uma receita saborosa e um texto não menos gostos de se ler. Quem o executou, e dá a receita é o meu amigo Chef Paulinho Pecora. Aqui vou sugerir Minestrone e vinho!
Vou resumir um pouco, mas quem quiser poderá ler na íntegra no site e meter a colher, ou melhor a taça. Esta gastronomia rica em sabores e aromas pede um vinho também na mesma proporção, rico em sabores e aromas.
Não se pode exagerar no teor alcoólico e nem na madeira. Pode ser Tempranillo, Cabernet Franc, Chianti, Marselan ,em minha opinião, sempre um tinto! A recomendação hoje vai para ou para o Gamay da Bodega Köetz ou mesmo para a Marselan. Como nesta semana tivemos a volta da cara do inverno, ao menos em Sampa, uma boa sopa, ou ministra, é uma bela pedida para esquentar e alimentar. Mas antes um pouquinho da história da Minestrone, ou a Grande Minestra, ou a Gande Sopa.
Il Vero Minestrone !!!
“Cozinha Italiana têm em sua história, mais de 50.000 receitas catalogadas desde o século XI AC e o italiano cozinha tudo que se encontra debaixo da terra, acima dela, no mar ( nadando, boiando ou passando…!) , no ar (voando ou plainando), tudo que se mexe ( mesmo que só pisque ! ), é estático, com 2, 4, 6, 8 patas, com centenas delas ou com nenhuma delas…não importa….”deu caldo” o italiano põe na panela” descreve o Chef Paulinho Pecora.
A origem da Minestrone, ao menos na tradição oral, se deve aos tormentos da guerra e sua falta de alimentos, quando as famílias se juntavam, com o que cada uma tinha, e faziam, em grandes panelas um sopão coletivo, e naquela água quente com sal e azeite eram colocados os produtos de cada família para cozinhar e assim nascia a Minestrone, ou a Grande Minestra
A Minestrone, segundo escreve Pecora, é mais ou menos uma receita familiar, tendo cada família a sua, com carnes de qualquer espécie, vegetais, legumes, tubérculos etc. O que não pode faltar é o bom azeite em profusão e os temperos clássicos, alho, cebola, cheiro verde, e outros condimentos à mão.
“A minestrone é uma sopa composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são tomate, feijão, cebola, cenoura, aipo e batata. Não existe uma receita específica para aminestrone, diz o Chef, e pode ser feito com quaisquer legumes que estejam em época. Pode ser vegetariana, conter carne, ou conter algum caldo à base de carne, grãos em geral, verduras e muito casos até com produtos do mar como algas, frutos e peixes” comenta Pecora.
Receita com ingredientes para 6 pessoas: 2 peitos de frango com pele e osso.
250 g de macarrão para sopa ( Ave Maria, Pai Nosso…etc..)
1/2 maço pequeno de salsa e cebolinhas picadas ( corte e guarde as hastes) 1 haste de salsão (aipo) picado( guarde as folhas)
1 alho poró picado (guarde as folhas) 4 dentes de alho inteiros
1 cabeça de funcho pequena ( erva doce fresca, guarde as folhas )
1 cebola piquê ( 1 cebola grande cravejadas por 12 hastes de cravos )
4 colheres de azeite extra virgem 3 cenouras grandes cortadas em cubos 4 tomates grandes cortados 4 batatas grandes cortadas em cubos grandes
Preparo do Caldo – Primário. 1 colher de sopa de sal grosso ou sal marinho 1 colher de café de Pimenta do reino em grãos ( preta e branca)
Um Bouquet Garni ( use um barbante culinário ou uma gaze esterilizada e coloque dentro 2 hastes de manjericão, 2 de tomilho, 2 de alecrim pequenos e 2 folhas de louro, amarre bem e cozinhe no caldo).
Preparo Primário-
Ferva 1, 5 l de água, junte o sal, não esqueça de uma boa porção de azeite, as pimentas em grão e cozinhe os peitos de frango com as hastes da salsinha, as folhas do salsão e do funcho e as folhas do alho poró ( lembre-se que falei pra guardá-las e para este fim !!! dar mais sabor e perfume a sopa).
– Cozinhe por 1 hora, retire os peitos e coe o Caldo e reserve ( elimine todos os outros ingredientes cozidos e coados).
– Depois de aguardar esfriarem, tire a pele (caso tenha cozido com ela), desosse e desfie grosseiramente o Frango ( ou corte em cubos), e reserve.
– Reserve e pique os bulbos do alho poró, do funcho e do salsão e as folhas da salsinha e da cebolinha. – Descasque e corte as cenouras e as batatas.
Modo de Preparo Final
– Em um caldeirão ou caçarola grande, junte o azeite e deixe aquecer levemente, junte os alhos inteiros com casca, levemente espremidos com a lamina da faca e deixe fritar levemente para pegar sabor. – Junte o frango desfiado, deixe refogar por uns 3 minutos e acrescente os bulbos das ervas previamente picados e deixe refogar por mais 3 minutos – Junte os tomates ( não é necessário tirar pele nem semente) e a cenoura em cubos e refogue por mais 3 minutos. – Após isso, despeje na panela todo o caldo que coamos no Preparo primário, junto com o Bouquet Garni e a Cebola Piquê e deixe cozinhar em fogo alto por 10 minutos. – Junte a batata cortada em cubos, reduza o fogo pela metade, espere 5 minutos e introduza o Macarrão e mexa bem para espalhá-lo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Após isso, retire o Bouquet e a cebola, retire os cravos, corte a cebola em pequenos pedaços e reintroduza na panela, junte as folhas de salsinha e cebolinha picadas, desligue o fogo tampe a panela novamente e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
– Normalmente servimos com torradas e queijo parmesão ralado, mas fica a seu critério.
Veja mais no site
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão