Meninas e meninos,
Jantar harmonizado Hotel Vinícola Davo , que na verdade transcorreu no belíssimo Haras São José, de propriedade de José Afonso Davo, onde cria cavalos da raça Campolina, foi um show! O haras fica em Itupeva interior de São Paulo.
Os vinhos da Davo são também de colheita de inverno( veja num texto aqui sobre esta técnica ) ou com método da dupla poda, como costumeiramente são chamados. A propriedade se localiza em Ribeirão Branco, SP, a 290km da capital, e conta com vinhedos e produção própria.
Com cuidado e rigor técnico, desde o plantio até a maturação dos vinhos a Davo vem se destacando no cenário vitivinícola brasileiro. Em pequenas produções, visa garantir alta qualidade e exclusividade e as características únicas deste inexplorado terroir.
Fiquei muito bem impressionado, tanto com o local, quanto com o profissionalismo atuante em todas as áreas, incluindo no jantar que participei. A Davo também possui em seu catálogo de produtos um excelente café e também um azeite muito especial.
Vamos ao jantar:
Para entrada o prato surpreendeu agradavelmente com um sashimi de melancia. vinagrete de manga verde com leve toque de pimenta oriental, molho tare e gengibre.
O vinho sugerido para harmonizar foi o Rose de Syrah 2021 Davo, as uvas são de São Gonçalo do Sapucaí-Mg, com olfato muito frutado, algum floral e untuosidade expressiva. Em boca o frutado se mostra, boa acidez, algum dulçor lembrando bala de morango. Apenas 2500 garrafas.
Um prato muito elaborado veio a seguir com um Mosaico Aruanã(peixe amazônico) ao carvão vegetal sobre purê de alcachofra com berinjela e hondashi, ao molho de ostra e óleo de gergelim.
O vinho sugerido foi o Sauvignon Blanc 2021 Davo com uvas de São Gonçalo do Sapucaí-MG, que apresentou no olfato floral, especiarias doces. Em boca sutil dulçor, as especiarias doces principalmente o funcho, e o toque vegetal característico da variedade. Apenas 4000 garrafas.
Para os carnívoros a costelinha suína assada com molho barbecue oriental de misso, shoyo, saquê e molho de ostra, acompanhada de purê de batatas com cúrcuma e nori.
O vinho sugerido foi o Syrah 2021 Davo uvas também de São Gonçalo do Sapucaí, com um gostoso frutado no olfato, especiarias doces e picantes. Em boca o frutado se confirma, surge um fundo floral lembrando mel, as especiarias com pimenta. Apenas 4000 garrafas.
Para a sobremesa pão de mel com especiarias oriental, recheado com doce de leite, calda de tangerina e chantilly de saquê.
Além destes vinhos, o Chardonnay 2021 Davo também foi servido, mostrando no olfato cereal, um frutado cítrico comportado, untuoso, tudo confirmado em boca. As uvas são de Ribeirão Branco, a colheita é a normal, no verão, não passa por madeira e apenas 1800 garrafas.
Para quem quiser ter uma experiência única, o Hotel Vinícola Davo em Ribeirão Branco oferece pacotes com estadia no hotel e o restaurante Lega.
Reserva e visitas r[email protected]
11 4496 1414/15 3199 9393
WhatsApp 11 97497 8454
https://www.instagram.com/hotelevinicoladavo/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão