Meninas e meninos,
A Antigua Bodega Stagnari e o Pedregal Tannat Roble 2018 me fizeram reviver na memória a última visita que fiz à Virgínia Stagnari. A Antigua Bodega Stagnari sempre me cativou pela gentileza de seus gestores e colaboradores, mesmo estando ausentes de nosso mercado por variados motivos.
Aqui no Brasil, tive um encontro que não me esqueço com a Virgínia Stagnari, no ano de 2011, quando os vinhos da Antigua Bodega Stagnari começaram a ser importados por empresa que não mais existe. Não foi uma boa experiência para a bodega, diga-se. Um ano antes, quando fui jurado no V CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS DO BRASIL, a Antigua Bodega Stagnari arrebatou medalhas com os vinhos Osiris Reserva Merlot 2006 e o Ragazza Tannat 2007.
Em 2012, novamente convidado para jurado agora no VI CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS DO BRASIL, convivi com enólogos que participaram do corpo de jurados, dentre eles 3 bons e queridos amigos-Alejandro Cardozo – Uruguay – Enólogo; Estela de Frutos – Uruguay – Diretora do INAVI do Uruguay à época e Fernando Pettenuzzo – Uruguay – Presidente da Associação de Enólogos do Uruguay à época.
Por alguns anos o INAVI e Wines of Uruguay, hoje Uruguay Wine promoveram ótimas degustações com a presença dos vitivinicultores e enólogos das bodegas . Recentemente, uma boa iniciativa do INAVI e do Uruguay Wine tem distribuído vinhos das bodegas uruguaias aos jornalistas, para mantermos nosso conhecimento sobre a evolução enológica neste país admirável.
Voltando à Antigua Bodega Stagnari, provei o Pedregal Tannat Roble 2018 em um dia que me preparei para fazer um churrasco. O vinho, muito equilibrado em acidez ótima, taninos bons e álcool em 13%, apresentou no olfato o frutado negro característico da cepa.
A pequena passagem por barrica americana, apenas 6 meses, confere ao vinho as especiarias como cacau, baunilha e sutil pimenta do reino, sentida no olfato, mas não em boca.
Um ótimo exemplo desta cepa emblemática do Uruguay, ou Uruguai em nosso português, e muito bem elaborado pela Antigua Bodega Stagnari
Carrego comigo há anos um regalo a mim ofertado pela Virginia Stagnari, um lindo porta cartões, sim, eu ainda uso cartão de visitas!
Uma ótima notícia que recebi no final de semana é que os vinhos da Antigua Bodega Stagnari serão doravante importados e distribuídos pela Barrinhas https://barrinhasvinhos.com.br/
Os vinhos em breve estarão disponíveis.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão