Meninas e meninos,
Assobio Tinto 2017 conquista 91 pontos na Revista Decanter, isto deixa claro que os vinhos portugueses estão cada vez mais integrados ao paladar mundial.
Este vinho é elaborado pela Quinta dos Murças, sendo o vinho Assobio 2017 considerado ‘Highly Recommended’ na última edição desta publicação especializada sobre vinhos.
Para acompanhar o Assobio Tinto 2017 que recebi da Qualimpor por intermédio da sua assessoria de imprensa, a ótima Ch2a, uma boa lasanha. Outra boa coincidência, o frio de inverno que voltou ao sudeste brasileiro.
Boa acidez, apesar de ter sido a safra de 2017 muito quente e seca. Aliado aos bons frutados, harmonizou bem com o molho, que sendo de tomates, precisava desta acidez. Seu bom teor de álcool também ajudou na enogastronomia, pois facilitou o embate do carboidrato, com o molho, o queijo e o presunto do prato.
Proveniente de vinhedos mais elevados e orientados a Norte, o Assobio Tinto 2017 é elaborado com base nas castas mais tradicionais do Douro: Touriga Nacional, Tinta Roriz- a mesma Tempranillo da Espanha- e Touriga Franca.
Dado aos toques de fruta madura, algum mineral e untuosidade sentidos no olfato, e confirmados no palato que acrescentou toques de especiarias, notei que pelo conjunto, este vinho pode ser guardado por muitos anos ainda.
Alerto que para saborear este Assobio ou qualquer outro vinho, o que mais se deve levar em consideração é o paladar, para quem o prova. Sendo adequado, gostoso de degustar, ponto para o vinho.
E mais, aliando o vinho a um prato que também seja do agrado, a harmonia virá, principalmente se tratarmos de um almoço familiar envolvendo o amor e harmonia entre os convivas.
Os rótulos Quinta dos Murças são importados no Brasil com exclusividade pela Qualimpor .
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão