Meninas e meninos,
Bouza Chardonnay 2020 com arroz de bacalhau foi a harmonização que fiz em almoço de família. Gosto de cozinhar, gosto de experimentar, e gosto de vinhos, então, juntá-los é sempre um prazer.
Meu arroz de pato desta vez, o fiz com bacalhau desfiado, e não como sempre havia feito, com pedaços pequenos. Também inovei porque fiz um molho de tomates, quase uma passata de tão apurado, e incorporei ao prato.
Fiz assim porque dois dos presentes comem bacalhau, mas não é o prato preferido ou que peçam em algum restaurante. Pensei: tenho que satisfazer a todos, então tentei “suavizar” o gosto acentuado do bacalhau. Deu certo!
Quanto ao vinho, dispensa apresentações quando se comentam vinhos uruguaios, um ótimo Chardonnay da Bodega Bouza safra 2020. Esta bodega conheci pela primeira vez em uma visita técnica turística em 2013/2014 onde me encantei definitivamente e revi, já conhecia, a Cristina Santoro, export manager e o Eduardo Boido seu enólogo.
A Bouza é bem próxima de Montevideo, então é muito visitada, e seu enoturismo é dos melhores. Além da vista linda, das parreiras, da coleção de carros, o restaurante é um ítem que realça visita e encanta ainda mais o turista. Recomendo veementemente para quem vá ao Uruguai visitar esta bodega, ou vinícola, como chamamos por aqui. E quanto aos vinhos, são sempre ótimos .
O vinho se apresentou muito rico em aromas no olfato, com um cítrico perceptível, um ligeiro floral, e um mineral que lembra pedra sabão. Em boca a confirmação total do olfato, aliado a um frescor ótimo. Longo e com ligeira untuosidade.
Uvas de dois dos vinhedos da Bouza, Las Violetas e Melilla, as uvas são fermentadas 60% em aço inox e 40% em barricas. Feito o assemblage, ficam 9 meses sobre suas borras em barricas de carvalho.
O prato, segundo os dois convidados que não são assim “amantes” de bacalhau, ficou na medica, com gostinho, porém sutil. O casamento entre o arroz de bacalhau e o Bouza Chardonnay foi perfeito. Parabéns Eduardo Boido, o enólogo responsável pela elaboração dos vinhos, e um dos mais conceituados da profissão, e não só no seu país!
Urugay Wine precisamos de mais vinhos uruguaios aqui no Brasil.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão