Meninas e meninos,
Rubens Augusto Jr das franquias Patroni não para, e parece que realmente seu conceito de serviço de qualidade não é luxo é o modelo que vingou para que tantas casas sob sua visão se consolidem como modelos de negócio, que em breve irá extrapolar fronteiras do país.
Estive na Casa do Don, ainda em soft opening, um conceito novo de negócio que o Rubens introduziu em meados deste ano na ABF Franchising Expo resgatando, segundo expos, o conceito slow food e ambientação temática da década de 90, marca registrada da Patroni.
Na ocasião da feira, e já com três modelos de franquias consolidados no mercado, a rede apresentou um quarto formato chamado Casa do Don que seria novo modelo temático trazendo o conceito de restaurante novamente para o negócio, que remete os clientes à década de 90, período em que foi aberto o primeiro restaurante da rede no Itaim Bibi.
Especialmente pensado para ser implantado em rua, não indoor, à época da explanação do novo modelo, sua expectativa divulgada era de abrir 50 franquias até o final de 2017, oferecendo experiência gastronômica diferenciada, o que é inviável em praça de alimentação e grandes centros comerciais. “O projeto é inovador e visa resgatar a tradição italiana e familiar, com salão, bar, mesa de pôquer, um ambiente caracterizado com fotos e adega em que os clientes poderão apreciar inúmeros rótulos de vinhos. Queremos oferecer um modelo de consumo diferente da maioria, vamos resgatar o slow food, as refeições em família, os momentos de diversão de antigamente”, dizia Rubens Augusto, fundador da Patroni.
O novo modelo de negócio com alguns detalhes que a diferenciam das trattorias convencionais. “O Don Patroni, personagem da marca criado em 2008, é um gangster do bem. Na Itália, um “Don”é quem conquistou respeito e a honra de cuidar e zelar por toda a “Famiglia” sejam os amigos ou necessitados. É um homem que conseguiu vencer na vida, admirado”, explica Rubens.
A unidade que visitei e já fiz texto, a do Jardim Marajoara, com sua ambientação peculiar e temática já agradava, mas a Casa do Don recém-aberta em Moema promete preenchera as lacunas que Rubens havia mencionado quando da ABF Franchising Expo, abrindo as portas para rumar para fora do Brasil, em Orlando-USA, cidade já escolhida e à espera apenas de um local conveniente e do agrado para a montagem.
A qualidade das pizzas atesto, continua, e como não provei outras sugestões do cardápio, não posso afiançar sobre elas, mas vi que o conteúdo é bem completo, incluindo um menu executivo, visto ser a região da Casa do Don, próxima ao shopping Ibirapuera, merecedora de atenção especial no quesito acima.
Um pouco da história nestes mais de 30 anos no mercado>:
A Patroni conta com 210 unidades em operação em todas as regiões do Brasil e é referência no setor alimentício. Com investimentos a partir de R$ 100 mil já é possível ser franqueado da empresa, que tem uma média de crescimento anual de 24,8%.
Atuando no segmento de alimentação – pizzas, carnes e massas desde sua fundação em 1984, e com as franquias que tiveram início em 2003, hoje conta dentre o número de unidades mencionadas, com 13 unidades próprias, faturamento enunciado da rede ao redor dos R$ 360 milhões.
Modelos de negócio melhor explanados a quem consultar a Patroni, mas apresentando os segmentos Classic e Premium; Casa do Don e Expresso, as taxas de royalties variam de 5% a 6% mais taxa de publicidade de 1% para áreas físicas de 33 m² a 70 m² (Classic e Premium)/ Casa do Don de 100 m2 a 300 m2/ Expresso Loja de rua 30m²/ Quiosque 15 a 18m², e food truck.
Pelo que vi e provei dos modelos de casas visitados e pela qualidade da gastronomia apresentada, são sim modelo vencedor, e consultas mais detalhadas e esclarecedoras pelo telefone: (11) 5182-3000.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão