Meninas e meninos,
A Cervejaria Leopoldina ganha mais medalhas para o Brasil no Beer World Awards, um dos mais importantes do mundo. O mais interessante ainda é que a Cervejaria Leopoldina faz parta do grupo Famiglia Valduga, que tem nos vinhos e espumantes da Casa Valduga, sua empresa pioneira.
Confesso que apenas em 2017 degustei alguns dos rótulos da Cervejaria Leopoldina quando estivemos, nós jurados do Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil, no Vale dos Vinhedos, visitando e almoçando com o João Valduga nas belas instalações da empresa e no restaurante do grupo.
Vejam no site Divino Guia sobre este concurso e resultados.
Havia degustado e gostado muito da Leopoldina IPA a India Pale Ale, que por sinal, acompanhei com harmonização das codornas e do frango que foram servidos, impecável gastronomia afetiva do sul.
Mas recentemente degustei as APA e Witbier da Cervejaria Leopoldina, e confesso que me agradaram muito, especialmente a APA, já que sou admirador deste estilo, seja American Pale Ale ou India Pale Ale.
Mas voltando ao concurso onde a Cervejaria Leopoldina fez bonito, seis de seus rótulos ganharam medalhas no Concurso Beer World Awards, onde a premiação, realizada em Londres, na Inglaterra, avaliou 85 estilos de cervejas divididos em nove categorias.
O sucesso maior, digamos assim, foi com a Leopoldina Belgian Tripel – Melhor Tripel do Brasil apresentando cor dourada intensa, com o colarinho que se forma branco e firme, uma cerveja de corpo médio e paladar redondo.
No leque de aromas, o frutado se evidencia tanto com frutas mais frescas, quanto com as frutas secas, visto ter passagem por madeira por cerca de mês e meio. Leva na composição cascas de laranja e sementes de coentro.
Graduação alcoólica em 9º e amargor característico com 30 IBU, refrescante e com longo final de boca, agradou aos jurados que como resultado a premiaram sendo considerada a melhor Tripel do Brasil, pelo certame.
A IPA da Cervejaria Leopoldina é para mim, um dos exemplos de equilíbrio entre amargor que bate nos 60 IBU, e frescor, com graduação alcoólica em 6.5º. Já Leopoldina APA, tem graduação menor 5º e também amargor menos intenso, 35 IBU, esta cerveja eu a degusto um pouco mais gelada que as anteriores.
Mas vejam os rótulos da Cervejaria Leopoldina premiados: Leopoldina Belgian Tripel – Melhor Tripel do Brasil/Country Winner; Leopoldina IPA – Gold Medal; Leopoldina Witbier – Gold Medal; Session Pale Ale – Silver Medal; Leopoldina Weissbier – Silver Medal; Leopoldina Quadrupel – Bronze Medal.
A Cervejaria Leopoldina produz cervejas artesanais com base nas principais escolas cervejeiras belga, tcheca, americana, inglesa e alemã, cuja tradição nos fermentados é mundialmente reconhecida. As bebidas são elaboradas com a seleção dos melhores maltes, lúpulos e leveduras, importados da Europa, aliando tecnologia e qualidade que garantem o alto padrão dos produtos.
A marca Cervejaria Leopoldina faz parte do grupo Famiglia Valduga, um dos mais tradicionais produtores de vinhos e espumantes do Brasil, e todos os produtos da Cervejaria Leopoldina e do grupo podem ser adquiridos pelo e commerce:
http://www.famigliavalduga.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão