Meninas e meninos,
Corte Moschina é a vinícola e a Durella a uva autóctone, importado pela Mondoroso. Em uma das últimas atividades de degustação, antes dos cancelamentos inerentes ao nosso período de coronavirus covid-19, conheci a Durella ou Durello.
A degustação organizada pela Mondoroso efetuada na Casa do Porto, trouxe 12 produtores italianos e um argentino de seu catálogo. Muitos bons vinhos, alguns já meus conhecidos como Ca’Del Profeta https://divinoguia.com.br/ca-del-profeta/ e Finca Ambrosia https://divinoguia.com.br/finca-ambrosia/
Vinhos muito interessantes e modernos em sua maioria, mas hoje me deterei aos que mais me impressionaram. E neste quesito a Corte Moschina levou com a maioria de seus vinhos mostrados.
Começando com os espumantes ótimos de uma uva que eu não conhecia a Durella ou Durello. Esta variedade branca italiana, originária da região do Veneto, vem sendo muito utilizada para espumantes. Não é muito cultivada, mas, por ter níveis altos acidez, a Durella é a base de alguns espumantes, como na Corte Moschina.
A vinícola se situa aos pés das montanhas Lessini, em uma antiga propriedade veneziana do final do século XVI. Do catálogo da Corte Moschina na Mondoroso provei:
1-Pinot Grigio Granetto, vinho fresco, ótimo equilíbrio entre cítricos e mineralidade, vinho para se beber de balde!
2-Lessini Durello Riserva Método Clássico 60 meses, com ótimo perlage, aromas florais, lembra rosas e cítrico, depois confirmados em boca. Untuoso, porém delicado, mineral, equilibrado.
3-Durello Sui Lieveti Purocaso, espetacular vinho não filtrado e sur lie, de fermentação espontânea, frutado cítrico, floral lembrando rodas secas, mineral e muito fresco. Muito interessante.
4- Eclétitco um vinho de Garganega, um vinho de ânfora, fresco, floral, equilibrado, bom para harmonizar com entradas e pratos mais leves.
5-Amarone della Valpolicella Niero, um espetáculo de Amarone, robusto sem ser cansativo, equilibrado em álcool, acidez e dulçor, o tinto que mais gostei!
6-Amarone dela Valpolicella, vinho equilibrado, corpulento, bom frescor.
Com os demais produtores: Enzo Boglietti; Ghiomo; Diego Pressenda da Latorricella; Corte Fornaledó; La Fornace; Panzanello; Fattoria Lavacchio; Casa Alle Vacche; Fattoria Di Fugnano; Tenuta Cavalier Pepe; Ca’Del Profeta e Fica Ambrosia, tecerei comentários em outras postagens.
Mondoroso Import Export www.mondoroso.com
Casa do Porto https://www.facebook.com/casadoporto/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão