Meninas e meninos,
Degustando os vinhos da MontGras com o enólogo é uma oportunidade única, pois sabemos direto de quem elabora os vinhos, suas pretensões e ideias. Gosto muito dos vinhos desta vinícola Chilena.
Seu slogan, Vinhos Corajosamente Atraentes, é uma perfeita definição em poucas palavras da qualidade, ousadia, intenção e trabalho com as vinhas e com os vinhos. Não posso deixar de mencionar o meu querido amigo Cristian Olate e o excelente trabalho realizado na MontGras, mesmo que agora esteja em outra vinícola.
Na degustação que foi harmonizada e realizada no ótimo Altruista Osteria, com a organização da Cristina Neves, tivemos o prazer de ouvir o CEO e Enólogo da MontGras, discorrer sobre os vinhos apresentados.
Hurtado não veio só, estava acompanhado do Carlos Pinto, Diretor Regional LATAM e de Pilar Peñafiel, Gerente de Marketing. Os representantes da vinícola não mediram esforços para dirimir dúvidas e fornecer todos s esclarecimentos necessários sobre os vinhos.
Os vinhos provêm de vinhedos próprios em Leyda-Viñedo Amaral. Em Maipo-Intriga e em Colchagua com San José, Cerro Ninquén e Pumanque, onde outra máxima da Viña MontGras se apresenta: “Uma vinícola especializada em inovar e surpreender, com enfoque no sustentável, de una maneira audaciosa, dedicada, detalhista, diferente e apaixonada”.
Também há os vinhos de cepas não tradicionais chilenas, a linha Handcrafted no catálogo da vinícola. Desde 2021 a Viña MontGras é totalmente certificada orgânica e vegana.
Degustamos oito vinhos nesta ordem:
1-Day One Sauvignon Blanc 2021 que se apresentou bem clarinho na cor, olfato marcado de frutas cítricas e florais que se confirmam no palato, onde o floral se torna mel em final de boca e o cítrico limão Siciliano e lima da Pérsia.
2-Organic Pinot Nor 2021 com uvas proveniente de Bio Bio, cor viva, olfato frutado, sutil floral, o chocolate aparece e também um cítrico lembrando tangerina. Em boca confirma o olfato com o frutado de bosque, aquelas mais ácidas. 60% do vinho estagia em barricas francesas por 8 meses, vindo daí o chocolate sentido.
3-De Vine C. Sauvignon que apresenta pequena mescla( 12%) com C.Franc e Petit Verdot. Visual limpo e brilhante, olfato frutado a frutas negras e vermelhas mais ácidas, sutil floral e alguma especiaria picante, que também aparece no palato. Um ótimo vinho com relação preço X qualidade excepcional na faixa média de R$70,00.
4-MontGras Quatro Red 2021 corte de quatro uvas C.Sauvignon, Syrah, Carménère e Malbec-gostei muito deste corte, vinho que apresenta total equilíbrio entre acidez, taninos é álcool. Frutado negro, toque amanteigado e com especiarias doces e picantes.
5-Antu Carménère 2020 uva da parcela El Sauce em Peumo, o vinho estagia 12 m3ses em barricas francesas, sendo cerca de 30% novas. Gostei muito deste exemplar com muita fruta negra no olfato um mineral agradável, amanteigado. O chocolate aparece depois de algum tempo em taça e as especiarias doces.
6-Handcrafted Carignan 2020 com uvas de parreira muito velhas e sem irrigação do Maule, o vinho passa por barricas de 225 l também em foudres de 2000 l. Em minha opinião um vinho ainda novo, precisando de mais tempo em garrafa devido ao seu portento.
7-Antu Cabernet Sauvignon 2020 com uvas do Maipo. Parreiras de 50 anos em pé francos e com produção pequena. Estagia por 12 meses em barricas francesas 20% novas e o restante de vários usos. Olfato com mineral lembrando grafite, algo sanguíneo com carne fresca também. Frutado maduro, especiarias picantes e doces. Em boca confirma o olfato, e final de boca com chocolate amargo. Gostei muito também!
8-Ninquén corte de 50% Cabernet Sauvignon e 50% Syrah. Com uvas de Colchagua de Ninquén e de parcelas específicas. Estagia por 24 meses em barricas francesas 80% novas. Olfato inebriante com leque aromático grande. Frutas negras e vermelhas maduras, especiarias que vão das picantes às doces, e o tostado bem sutil. Equilibrado, longo, sutil mineral vai surgindo. Ótimo vinho!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão