Meninas e meninos,
Dia do Vinho Brasileiro é a nova denominação do Dia do Vinho, evento já tradicional em algumas partes onde a vitivinicultura é atuante, e que impulsiona tanto a gastronomia, como o turismo locais, além, é claro, dos vinhos, motivo da celebração.
Muito me emociona a denominação Vinho Brasileiro, que venho propugnando há mais de vinte anos, em detrimento do chamado “vinho nacional”, pois entendo que nacional poderá ser de qualquer nação, mas brasileiro, somente em nosso país.
Em sua décima edição no Brasil, este ano, a denominação Dia do Vinho Brasileiro, ganha mais adeptos em estados produtores, regiões que antes estavam sem esta festividade, ou tinham festividades locais.
O Dia do Vinho Brasileiro, nesta edição passa a ter junto com os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, que já faziam eventos comemorativos e alusivos ao Dia do Vinho, municípios e empreendimentos dos estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
As ações simultâneas que ocorrerão entre 17 de Maio e 02 de Junho e a relação completa das cidades serão divulgadas até o final deste mês. E vem de encontro ao desejo nosso, que compomos a Pró-Vinho de divulgar e comemorar esta data, que na verdade hoje já se identifica em duas semanas.
Nesta edição também será apresentada a nova identidade visual. Com traços mais contemporâneos e linguagem moderna, as peças destacam a abrangência nacional dos eventos, mantendo algumas das características já conhecidas do grande público que acompanhou os últimos anos.
O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, Vicente Perini, afirma que os 10 anos de Dia do Vinho merecem ser festejados porque o evento abriu um novo período de incremento no fluxo turístico, inicialmente na Serra Gaúcha, e que está se expandindo para outras regiões do país. “Temos um aumento médio entre 10% e 15% na ocupação hoteleira, boa movimentação nos restaurantes e em outros atrativos turísticos que fazem destas duas semanas uma das melhores épocas para o setor”, informa.

Serra Gaúcha – Crédito Dandy Marchetti-Ibravin
Oscar Ló, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), destaca a visibilidade tanto dos destinos enoturísticos como do próprio vinho brasileiro após 10 edições. O dirigente acredita que a série de ações acabou incentivando a realização de eventos pelas prefeituras e associações que acabam complementando as atrações no período. “Iniciamos com descontos em produtos até chegarmos ao desenvolvimento de atrações específicas para o Dia do Vinho. Em 2019, completando uma década, podemos brindar a chegada de novos roteiros e a consolidação de regiões já conhecidas. Todo esse movimento é importante para ampliarmos a cultura do vinho no país e a promoção do turismo de experiência”, sinaliza.
E é justamente a promoção do turismo que foi percebida pela gestora da Pousada do Capuchinhos, de Vila Flores, Maria Rita Galli Gregol. Segundo ela, desde que o município aderiu às atividades, seja com programação especial em comunidade como no empreendimento, há quatro anos, é visível o acréscimo do fluxo, no interesse dos turistas pelo destino e na mobilização dos próprios moradores. “Outro ponto é a questão da visibilidade, tendo em vista que a divulgação nos veículos de comunicação reflete muito além das datas festivas e alusivas ao Dia do Vinho”, completa.
A expansão da programação do Dia do Vinho já surte efeito no Roteiro do Vinho de São Roque, a cerca de 60 quilômetros da capital paulista. O presidente do roteiro, Tulio Santos Patto, percebeu um aumento considerável no movimento nos dias de semana durante os mais de 15 dias de mobilização. Segundo ele, o Dia do Vinho vem se fortalecendo ano a ano em São Roque e, atualmente, conta com a participação de todas as vinícolas, restaurantes e bares da região. “Para este ano vamos fazer uma promoção unificada que divulgaremos posteriormente. É importante salientar que independente de ser Norte, Sul ou Sudeste, são todas as regiões que fazem do vinho brasileiro um produto especial e agora com essa nova identidade, adotando Dia do Vinho Brasileiro, esse conceito de um país vitivinícola e de enoturismo ficará ainda mais fortalecido”, acredita.
Sobre o Dia do Vinho
O evento Dia do Vinho ocorre desde 2010. A celebração é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
O Dia do Vinho do Brasileiro tem o apoio do Sebrae, por meio do convênio Valorização dos Vinhos Brasileiros.
FOTO da chamada- O Roteiro do Vinho em São Roque, em São Paulo, integra o Dia do Vinho há cinco anos
Crédito: Michel Marchetti/Ibravin
FOTO 2
Legenda: Principal destino enoturístico do país, Serra Gaúcha tem incremento que chega a 15% na rede hoteleira durante a programação do Dia do Vinho
Crédito: Dandy Marchetti/Ibravin
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão