Meninas e meninos,
Espumantes Amitié, a mais nova sensação da Serra Gaúcha já chegou com uma linha de cinco espumantes que foram lançados ano passado por ocasião da Wine South America pelas queridas e competentes amigas Andreia Gentilini Milan, sommelier e Juciane Casagrande Doro, enóloga.
Conheço faz muitos anos as meninas, e sei que não se lançariam na empreitada apenas para serem mais uma a colocarem no mercado espumantes brasileiros, então esperei a oportunidade de degustar ao menos um dos espumantes da linha para então escrever.
A linha consiste, como disse, em cinco rótulos: Amitié Moscatel, Brut e Rosé; Amitié Cuvée Brut e Brut Rosé. O Amitié Cuvée Brut e o Brut Rosé são elaborados com o corte clássico das uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Degustei ao findar do ano o Amitié Cuvée Brut, corte de 75% Chardonnay e Pinot Noir com açúcar residual na casa dos 10g/l, envolvente, fino, perlage intenso e de pequenas borbulhas, aromas cítricos que me lembraram na ocasião a maça verde, embora em seguida percebesse o limão Tahiti.
Deixei algum tempo em taça, e surgiram aromas florais levíssimos, e em boca a confirmação de cítricos, um mousse explosivo e um frescor adequado, principalmente para os dias de calor que atravessamos, fica a dica!
Infelizmente não degustei a linha toda, mas o espumante Amitié Brut, por exemplo, tem corte da terpênica Malvasia-60% e Chardonnay. Já o Espumante Amitié Moscatel tem corte elaborado com as variedades terpênicas (85% Moscato Branco, 15% Moscato Giallo e Moscato Bianco R2), este deve ser muito fresco, pois tem 70g/l de açúcar residual.
“Escolhemos esse nome [Amitié, amizade, em francês] pela nossa relação de anos no mundo do vinho, propiciando esse projeto único, é uma bebida para celebrar os bons momentos e encontros. São produtos joviais”, observa Andreia, que trabalha há 12 anos como gestora e consultora de empresas e instituições do setor vitivinícola, ex-presidente e atual diretora da Associação Brasileira de Sommeliers, seção Rio Grande do Sul.
“Buscamos desenvolver produtos dentro do perfil que o exigente consumidor brasileiro busca nas duas principais categorias de preço de mercado, com a melhor relação custo/benefício”, explica Juciane Casagrande, que tem uma trajetória de 20 anos no mundo do vinho, e comenta ser o preço sugerido para os Brut e Moscatel ao redor de $45,00, e para os Cuvée em média $68,00.
Espero em breve visitar as amigas na Serra Gaúcha e degustar o restante da linha para minhas impressões, mas desde já aguardo uma trajetória de sucesso para os espumantes Amitié.
Vitis Comercio de Alimentos e Bebidas Ltda-Rua Marques de Souza, 188- Bento Gonçalves-RS.
54 3452-5211
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão